Reverendo Irineu Rodrigues recebe cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2013 08h50, última modificação 20/09/2021 10h59

Na noite desta sexta-feira (18), a Câmara Municipal conferiu o título de Cidadão Honorário a Irineu Rodrigues, reverendo da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba e presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná. A homenagem, que foi uma iniciativa do 1º secretário da Casa, vereador Ailton Araújo (PSC), teve a presidência do vereador Paulo Salamuni (PV), chefe do Legislativo Municipal e contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet (PDT).

Ao proferir a saudação oficial ao homenageado, Aílton Araújo destacou as origens humildes de Irineu Rodrigues e os muitos obstáculos enfrentados pelo líder espiritual antes de se estabelecer junto à comunidade. “Há 37 anos, Irineu, recém-chegado a Curitiba, não encontrou o amigo com quem iria dividir as despesas e foi obrigado a dormir em bancos de praças por aproximadamente 10 dias”, lembrou Ailton. Ainda conforme o vereador, “mesmo face a tal adversidade, ele não se desvirtuou de Deus e dos nobres propósitos que havia proposto para sua vida: o trabalho evangelizador de Irineu em Curitiba e em cidades do interior teve início e se desenvolveu, posteriormente, por meio do Instituto Bíblico Quadrangular”.

Para Ailton, todo o sacrifício inicial serviu para forjar a temperança e o caráter do homenageado, que hoje está à frente de 373 igrejas quadrangulares em todo o  Paraná, “tarefa que Irineu cumpre de forma honesta e sempre na observância da fé em Deus”. “Basta lembrar sua participação decisiva em campanhas como a recente ‘Sou quadrangular, sou doador’, ocorrida de 22 a 28 de setembro, que desenvolveu atividades em todo o Estado para estimular a doação voluntária de sangue”, frisou Ailton.

Irineu Rodrigues, o homenageado, fez uso da palavra para agradecer o título de Cidadão Honorário. Gaúcho de Uruguaiana, o reverendo destacou que os muitos anos em Curitiba e o carinho que desenvolveu tanto pela cidade quanto pela população, já o tornaram um cidadão local. “Entendo que esse título é uma homenagem não só a mim, mas a toda a comunidade quadrangular em Curitiba. Somos muitos, que trabalhamos e procuramos viver sob os princípios de Deus e é gratificante saber que os trabalhos de caridade e misericórdia praticados pelos quadrangulares são dignos de reconhecimento por parte desta Casa e da sociedade curitibana”, pontuou o homenageado, que foi vereador em Guarapuava entre 2000 e 2004.

Amparo espiritual

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni lembrou que é função do Legislativo exaltar aqueles que de alguma forma contribuem para que a cidade se torne um espaço de convívio mais humano. “Num mundo em que o individualismo e a competição desenfreada dão as cartas, homens como o Reverendo Irineu são imprescindíveis”, destacou o parlamentar.

No mesmo sentido, o prefeito Gustavo Fruet reforçou que a valorização de uma liderança espiritual como o Reverendo Irineu representa o compromisso de Curitiba com os indivíduos que se dedicam ao amparo espiritual. Para Fruet, colaboração entre a administração pública municipal e igrejas se mostraram uma alternativa eficaz. “No tratamento de usuários de drogas, por exemplo, já existem resultados visíveis”, declarou o prefeito.

Também participaram da cerimônia o vereador Jorge Bernardi (PDT); o deputado federal André Zacharow (PMDB); o deputado federal Hidekazu Takayama (PMDB); a desembargadora Denise Krüger Pereira, representando o presidente do Tribunal de Justiçado Paraná, desembargador Guilherme Luis Gomes; o procurador de justiça Vani Antônio Bueno, representando o procurador-geral de justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacóia; o deputado estadual Pastor Gilson de Sousa (PSC); o pastor da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular e membro do Conselho Estadual, pastor Eduardo Zdrojewski.