Reuso da água pode evitar o racionamento

por Assessoria Comunicação publicado 02/08/2006 19h45, última modificação 10/06/2021 15h11
“A redução do consumo de água nas casas pode chegar a até 80% e, nos prédios, 50%.” A afirmação é do professor Luiz Campestrini, criador de aparelhos que reaproveitam as águas pluviais. O professor esteve, na tarde desta quarta-feira (02), na Câmara Municipal de Curitiba, em reunião com o presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi unir forças para divulgar esse novo sistema de captação e reaproveitamento de água e, também, a lei de sua autoria que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Purae). De acordo com Campestrini, o aparelho separador de águas pluviais, que capta a água das chuvas, e o Kapágua, que reaproveita a água do chuveiro e do lavatório, juntos fazem com que o uso da água nas residências seja de apenas 20% em todo o sistema. “Ao instalarem os aparelhos, além de economizar, também estarão agindo em benefício ao meio ambiente”, disse.
Acompanharam o professor, a psicóloga Rosicléia Campestrini Cooper, sua filha; o diretor-presidente da Küerten Engenharia, Waldemir Küerten, e a coordenadora da Associação Gerações e Talentos, Nelsi Bervian Neves.