Requisitadas medidas contra acidentes nas imediações da UP

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2014 09h15, última modificação 27/09/2021 09h27

Requerimento da Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba solicita, com urgência, estudos para reduzir a velocidade dos veículos na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Campo Comprido, imediações da Universidade Positivo (UP). Protocolado na manhã de terça-feira (16), quando um carro que trafegava na via rápida invadiu a instituição de ensino, o documento alerta o poder público graves acidentes na região.

A proposição reivindica as medidas de segurança na “altura da curva” da Professor Pedro Parigot de Souza, entre a rua Rogério Pereira de Camargo e a entrada da Universidade Positivo. O código no sistema é o 044.10611.2014.

A solicitação ao Executivo justifica que os acidentes devido ao excesso de velocidade são constantes. Também aponta que, além da universidade, a construção de condomínios residenciais aumentou o fluxo de veículos na região.

Também foi protocolado na última terça o requerimento 044.10641.2014, que pede a implantação de fiscalização eletrônica na rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, altura da UP. “O termo acidente de trânsito é erroneamente utilizado. Não é incomum associar colisões de trânsito a fatores como desrespeito à sinalização, excesso de velocidade e ingestão de álcool, ou tudo isso junto”, justifica.

A proposição complementa que, no momento em que acontecia o grave acidente, o plenário da Câmara de Curitiba discutia a declaração da utilidade pública municipal à Agência Nacional em Mobilidade (Anamob). A entidade desenvolve ações de educação no trânsito (leia mais).

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).