Requerimentos pedem mais rondas da Guarda Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2014 09h20, última modificação 27/09/2021 09h27

Requerimentos encaminhados por vereadores à Prefeitura de Curitiba entre os dias 8 e 12 de setembro solicitam reforço no policiamento ostensivo de locais caracterizados pelo grande fluxo de pessoas. É o caso, por exemplo, do requerimento que solicita a disponibilização de agentes da Guarda Municipal para a realização de rondas em horários de entrada e saída dos alunos da Escola Estadual Gelvira Correa Pacheco, no bairro Barreirinha (044.10422.2014).

A justificativa desse pedido de reforço da ronda da Guarda Municipal aponta que o número de assaltos a estudantes e funcionários da instituição de ensino aumentou, assim como a comercialização de drogas. “A presença ostensiva dos agentes da Guarda Municipal poderia inibir essas práticas”, sugere a proposição.

No mesmo sentido, outro requerimento encaminhado à prefeitura pede o aumento da segurança na rua Affife Mansur, próximo ao número 582, no bairro Novo Mundo (044.10097.2014). Conforme esclarece o texto de justificativa, “a presença de uma faculdade multiplica a incidência de furtos e roubos de veículos, principalmente no período noturno”. Na região, funciona a Faculdade Santa Cruz.

A segurança dos usuários e dos cobradores que atuam na estação tubo localizada na rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Campina do Siqueira, embasou o pedido por reforço de policiamento naquele local (044.10086.2014). O texto lembra que se trata da estação tubo que fica nas proximidades de um supermercado, ou seja, ela é bastante concorrida. Conforme relatos, diariamente pessoas “furam” as filas da estação, entram sem pagar e ainda promovem um ambiente de insegurança. O requerimento pede, portanto, a presença de um policiamento mais contínuo no local.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).