Reestruturação do Hospital Mackenzie é destaque em homenagem a reverendo presbiteriano

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/05/2022 09h26, última modificação 03/05/2022 09h26
O hospital foi adquirido pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e, sob sua administração, conseguiu promover mais de um milhão de atendimentos no ano passado.
Reestruturação do Hospital Mackenzie é destaque em homenagem a reverendo presbiteriano

O reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil, foi homenageado pela Câmara com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou o reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil, com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A instituição religiosa tornou-se proprietária do Hospital Evangélico do Paraná, que passou a se denominar Hospital Evangélico Mackenzie e vem passando por reformas e mudanças no sentido de ampliar a qualidade das suas atividades. A homenagem, que teve a iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente do Legislativo Municipal. Kuzma ressaltou a importância do Hospital Evangélico Mackenzie durante o período da pandemia.

Além do presidente da Casa e do homenageado, a mesa também foi composta pelas seguintes autoridades: vereadora Noemia Rocha (MDB), propositora da homenagem; Rogerio Carboni, secretário de Estado; Jose Lupion Neto, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT); presbítero Emanoel Carlos; pastor Fábio Mariano de Oliveira, chefe de gabinete da Presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e coronel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná; pastor Jonas Eduardo Lindner, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil; Luciano Ribas, diretor-geral da Casa Civil do Estado, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior; ex-vereador Bruno Pessuti, representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel; e reverendo Juarez Marcondes Filho, secretário-executivo da Igreja Presbiteriana. Tico Kuzma destacou a presença de Fernando Guedes, diretor de Compliance da Sanepar. O evento teve a participação do Coral Fraternidade, sob a regência de Daniela Bantes Pinheiro. Lucileine Carlos entregou um presente à Angela Brasileiro, esposa do homenageado.

Saudação

Para Noemia Rocha, proponente da homenagem ao reverendo, cerimônias como essa remetem às palavras bíblicas “honra a quem tem honra”. Para ela, o homenageado é responsável por avanços na sociedade Curitiba nos âmbitos da educação, da saúde e também na seara religiosa. Noemia lembrou que sua mãe e sua avó eram presbiterianas e que, portanto, ela se sente, também, uma presbiteriana de coração. No entendimento da vereadora, o homenageado é merecedor da distinção na medida em que sempre foi honrado, temente a Deus e com ações voltadas para a evangelização. Nascido em 1951, na cidade de Guimarânia, em Minas gerais, o homenageado tornou-se teólogo em 1975 e ordenado ministro no ano seguinte. Casado, pai de três filhos e avô de cinco netos, o reverendo Roberto Brasileiro ocupa há 20 anos a presidência do Conselho Presbiteriano do Brasil. Ela aventou a possibilidade da criação do Dia do Mackenzista em Curitiba, data que já integra o calendário de atividades do Município de São Paulo.

O pastor Emanoel Carlos frisou a relevância de se reconhecer as inúmeras contribuições do pastor Roberto Brasileiro em prol da sociedade curitibana. “Brasileiro foi figura fundamental na reestruturação que se operou no Hospital Evangélico, que passou a se chamar Hospital Evangélico Mackenzie”, destacou o religioso. “Neste último ano, o hospital promoveu mais de um milhão de atendimentos, número que se tornou possível graças aos esforços de homens como Roberto Brasileiro”. Também salientou os avanços na Faculdade Evangélica, que, da mesma forma, “vem recuperando a pujança de seu ensino”, disse Emanoel Carlos. O pastor concluiu afirmando que o homenageado é um “instrumento hábil nas mãos de Deus”.

Agradecimento

O homenageado esclareceu que sente uma profunda gratidão pela homenagem da Câmara. Para ele, só podemos agradecer algo, quando reconhecemos que tudo viria de Deus. Ao mesmo tempo, de acordo com ele, a gratidão deve ser acompanhada pelo sentimento de que não somos nada, que se não contássemos com a ajuda dos outros, não seríamos nada. Ainda, para Roberto Brasileiro, gratidão está relacionada com esperança. “Essa é a palavra que vem às nossas mentes quando refletimos sobre o Hospital Evangélico Mackenzie e trabalhamos em favor de melhorias para a instituição”, declarou.

Roberto Brasileiro comentou sobre o projeto de um centro de excelência no tratamento de crianças autistas. O projeto prevê o atendimento de 500 crianças, desde o diagnóstico da situação até a inserção no mercado de trabalho. “Por esses motivos sentimos gratidão e desejamos que o hospital continue trazendo benefícios para a população”, finalizou.