Projeto propõe programa de conscientização sobre a Síndrome de Down

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2013 09h15, última modificação 20/09/2021 11h14

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba projeto que pretende instituir o Programa de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Down. A proposta,  do vereador Dirceu Moreira (PSL), determina a realização de ações visando melhorias na educação e nos atendimentos de saúde prestados às pessoas com a síndrome.

De acordo com a iniciativa, o programa oferecerá instruções sobre conceitos técnicos, regras de convivência, respeito e formas de coibir o preconceito. As orientações seriam destinadas aos familiares, professores, agentes e funcionários das secretarias municipais de Educação e de Saúde,

Na opinião de Dirceu Moreira, a oferta de boa estrutura educacional aliada a métodos de socialização, desde a infância, proporcionam ganhos tanto para o indivíduo quanto para os familiares e a sociedade em geral. “Devemos orientar e conscientizar a população como um todo para que respeite e integre à sociedade, de maneira igualitária, as pessoas com Síndrome de Down”, justificou o parlamentar.

Saiba mais

Entre os distúrbios genéticos existentes, a Síndrome de Down é o mais comum e ocorre em um a cada 1.000 nascimentos, provocando atraso no desenvolvimento físico e cognitivo. Pessoas com o distúrbio também possuem maior risco de desenvolver problemas cardíacos, refluxo gastroesofágico, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireoide. Geralmente identificada no momento do nascimento, há variações nos níveis de dificuldades enfrentadas por quem possui a deficiência genética.

O projeto de lei está em análise na Procuradoria Jurídica da Câmara, que vai definir por quais comissões ele deve tramitar. Caso seja acatado pela comissão de Legislação, o  texto estará apto para ser discutido e votado em plenário. No entanto, antes de virar lei, a norma precisa ser sancionada pelo prefeito.