Projeto prevê homenagem à imigração japonesa

por Assessoria Comunicação publicado 06/07/2004 00h00, última modificação 30/04/2021 16h09

Está em tramitação na Câmara Municipal projeto de lei dos vereadores Rui Hara e Julieta Reis que institui o dia 18 de junho como o Dia Municipal da Imigração Japonesa. Segundo os parlamentares, os japoneses, a exemplo de outros imigrantes, vieram contribuir positivamente com nossa etnia, trazendo, com sua cultura diversificada e seus ensinamentos de ordem prática e cultural, grande contribuição ao modo de ser do nosso povo.
Primeiras impressões
O navio Kasato Maru zarpou de Kobe, no Japão, em 28 de abril de 1908, com os primeiros imigrantes, 800 no total. Em 18 de junho, atracou no porto de Santos, dando início à imigração japonesa no Estado de São Paulo. Tomoo Handa, um dos imigrantes, relata que chegaram às vésperas de São João e, ao verem os rojões subindo, explodindo estrondosamente, tiveram a ilusão de que o povo brasileiro estava dando as boas-vindas.
São Paulo é a cidade que abriga a maior comunidade japonesa do mundo. Em seguida, vem o Estado do Paraná. Segundo dados do Memorial do Imigrante, existem no Brasil 1.168.000 imigrantes japoneses e descendentes. “Trata-se de uma homenagem justa e merecida a um povo que muito tem contribuído com o nosso País”, justificam Julieta e Hara.