Projeto institui Dia de Combate ao Câncer de Colo do Útero

por Assessoria Comunicação publicado 19/12/2013 11h00, última modificação 21/09/2021 10h05
Começa a tramitar, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que institui o Dia de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo do Útero (HPV), a ser comemorado anualmente no dia 14 de outubro (005.00471.2013). A iniciativa, do vereador Mestre Pop (PSC), também prevê a incorporação da data ao Calendário de Comemorações Oficiais do Município.

Segundo Mestre Pop, a data tem o objetivo de estimular ações informativas, visando a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical. A proposição busca ainda a sensibilização das várias esferas do poder público sobre a necessidade da aplicação da vacina que previne a doença.

“A aplicação da vacina consiste em três doses, mas cada uma delas custa R$ 450,00, o que exclui uma boa parte da população. Daí a importância da instituição desta data que vai servir para promover a conscientização em torno da questão”, esclareceu o parlamentar. Ele também lembrou que anualmente 230 mil mulheres se tornam vítimas fatais do câncer de colo do útero.