Programa traz orientação sexual aos adolescentes

por Assessoria Comunicação publicado 24/07/2008 17h30, última modificação 22/06/2021 06h42
“A atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais cedo, com conseqüências indesejáveis imediatas como o aumento da freqüência de doenças sexualmente transmissíveis nessa faixa etária; e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode acabar em aborto.” O comentário consta em projeto que prevê a criação do Programa Casa-Apoio destinado ao atendimento de adolescentes grávidas. A matéria tramita na Câmara de Curitiba.
A proposta é reverter o quadro de gravidez precoce, com educação e orientação sexual de adolescentes, ações preventivas, planejamento familiar, conscientização e responsabilidades na gestação e maternidade, além de oferecer apoio médico, psicológico e assistência social às gestantes adolescentes e seus bebês.
Prevenção
A sugestão é criar ações preventivas visando a preparação, de forma educativa, das adolescentes grávidas e daquelas que já iniciaram atividades sexuais. Aliada à prevenção, deve-se adotar medidas educativas de orientação e auxílio e de assistência às menores grávidas, oferecendo noções importantes de planejamento familiar. Assim, pode-se evitar novas gestações sem planejamento.