Prevenção do câncer bucal é tema de debate na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/11/2023 12h35, última modificação 17/11/2023 14h01
Campanha Novembro Vermelho, de prevenção ao câncer de boca, será apresentada na Tribuna Livre desta quarta-feira (22).
Prevenção do câncer bucal é tema de debate na Câmara de Curitiba

Tabagismo e álcool são os principais fatores de risco do câncer bucal. Brasil tem o maior número de casos na América do Sul. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A prevenção do câncer de boca estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão plenária da próxima quarta-feira (22). O debate será na Tribuna Livre e foi sugerido pelo vereador Zezinho Sabará (União). Ele convidou o cirurgião-dentista Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner, para falar sobre o Novembro Vermelho, campanha que alerta à prevenção e ao diagnóstico precoce da neoplasia que afeta os lábios e o interior da cavidade oral.

O Novembro Vermelho chega, em 2023, à 35ª edição. No Erasto Gaertner, a campanha é coordenada pela equipe de Moacir Sassi. Especialista, mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, o cirurgião-dentista coordena a residência do Hospital Erasto Gaertner. É autor dos Livros: “Manual Prático para Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Teses" e "25 anos de prevenção de câncer bucal no Paraná: Hospital Erasto Gaertner - 1989 a 2013”. “Laurindo Sassi é um profissional cujo trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente”, frisa o requerimento da Tribuna Livre (076.00045.2023).

Segundo dados do livro “Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca”, elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil tem a maior incidência de câncer bucal na América do Sul, de 3,6 casos por 100 mil habitantes. Também é do país a segunda maior taxa de mortalidade, de 1,5 morte por 100 mil habitantes.

O tabagismo e o álcool são os principais fatores de risco do câncer de boca. Outros fatores de alerta são a exposição ao sol sem proteção, a infecção pelo vírus HPV e o excesso de gordura corporal. Os sinais iniciais de alerta ao câncer de boca são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas; nódulos no pescoço; e rouquidão permanente. Em estágios mais avançados, pode haver dificuldades para a fala, a mastigação, a deglutição e a movimentação da língua, além da sensação de algo preso na garganta (saiba mais).

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Confira aqui os temas já debatidos no ano de 2023.