Câmara de Curitiba recebe Selo Diamante de Transparência do Tribunal de Contas

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/11/2023 10h55, última modificação 16/11/2023 11h32
É a 1ª vez que a CMC ganha o Selo Diamante do Ranking ITP, do TCE-PR. Marcelo Fachinello comemorou conquista em plenário.
Câmara de Curitiba recebe Selo Diamante de Transparência do Tribunal de Contas

Presidente da CMC, Marcelo Fachinello comemorou conquista do Selo Diamante de Transparência do TCE-PR. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) conquistou, nesta segunda-feira (13), o Selo Diamante de Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). É a primeira vez que a CMC ganha a titulação máxima do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que o TCE-PR divulga desde 2019. A CMC cumpriu 95,26% dos critérios avaliados pelos técnicos do Tribunal de Contas, ficando em 3º lugar entre as câmaras municipais das maiores cidades do Paraná e 42º no ranking geral.

“Este reconhecimento significa muito para nós, que, desde o início desta gestão, prezamos por mais transparência, comunicação e diálogo com toda a população”, comemorou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), em plenário, na sessão da última terça (14). “Em 2022, estávamos ocupando a posição 101 no ranking geral e a 6ª entre as maiores cidades do Paraná. A conquista do Selo Diamante, um ano depois, mostra que evoluímos muito, subindo mais de 50 degraus na classificação geral e avançando para a 3ª posição entre as maiores cidades do estado”, completou Fachinello.

Câmara de Curitiba tirou nota acima da média nacional e estadual de Transparência

“Para sairmos do Selo Prata para o Diamante, nós avançamos na adequação do nosso Portal de Transparência às exigências do TCE-PR. Quero ressaltar o trabalho de todos os nossos servidores, da Diretoria-Geral, do DAF, da Contabilidade, mas em especial da nossa Controladoria do Legislativo e da Diretoria de Comunicação Social, na pessoa do jornalista Márcio Silva, que está ligado diretamente à Presidência”, agradeceu Fachinello. “A conquista do Selo Diamante é uma motivação a mais para que, em 2024, possamos apresentar um Portal da Transparência ainda melhor, subindo mais no Ranking ITP, do Tribunal de Contas”, prometeu o presidente da CMC.

Entre as dez câmaras municipais das maiores cidades do Paraná, a nota da CMC (com 95,26% dos critérios atendidos) ficou atrás apenas de Maringá (97,51%) e de Guarapuava (96,30%). O resultado coloca a Câmara de Curitiba acima da média estadual, de 71,97%, e da média nacional, de 55,37%, apurada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), responsável por consolidar os levantamentos estaduais. A marca de 100% foi atingida somente pelas câmaras municipais de Palotina, Mandaguari, Sarandi, Mariluz e Mandaguaçu.

De 2022 para 2023, o Ranking ITP teve os critérios de avaliação redesenhados, passando a incluir mais temas, como o atendimento a regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Código Tributário Nacional quanto a renúncias fiscais, da Lei do Governo Digital, da Nova Lei de Licitações, entre outros. Também foram ampliados os itens de análise estabelecidos de acordo com a atividade-fim de cada instituição, com o objetivo ampliar a utilidade dos dados disponibilizados pelo Poder Público. “Elevou-se também o grau de exigência da qualidade e da forma de apresentação das informações”, informou o TCE-PR, na divulgação dos resultados.

Os dados nacionais estão disponíveis no Radar ITP, que é uma parceria da Atricon com o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (consulte aqui).