Prevenção a doenças cardíacas é tema de debate nesta quarta-feira

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/10/2023 12h05, última modificação 11/10/2023 17h45
Na Tribuna Livre, Câmara de Curitiba e Hospital Costantini alertam à prevenção de doenças cardíacas.
Prevenção a doenças cardíacas é tema de debate nesta quarta-feira

Prevenção de doenças cardíacas é tema da próxima Tribuna Livre da CMC. (Foto: Divulgação/Pexels)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão plenária desta quarta-feira (11), o médico cardiologista Costantino Roberto Costantini Frack, fundador do Hospital Cardiológico Costantini. Por proposição do vereador Tico Kuzma (PSD), ele é o próximo convidado da Tribuna Livre, o espaço democrático de debates da instituição, para falar sobre a prevenção e a reabilitação de doenças cardíacas.

“No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma vida saudável e evitar doenças cardíacas, que são a principal causa de morte no mundo”, cita Kuzma. Na última audiência pública do SUS de Curitiba, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, apontou aos vereadores que as doenças do aparelho circulatório, que abrangem as doenças cardíacas, foram a causa da maior parte dos 7.829 óbitos registrados na cidade entre janeiro e agosto deste ano. 

A Tribuna Livre com o médico Costantino Costantini seria realizada no começo do mês de setembro, mas precisou ser reagendada. Tico Kuzma destaca o currículo do convidado para o debate na Câmara de Curitiba e que ele é "responsável pelo desenvolvimento de modernas técnicas minimamente invasivas utilizadas na cardiologia, sendo profissional de renome internacional”. 

O que é uma Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas em pauta são sugeridos pelos próprios parlamentares, que por meio de um requerimento indicam uma entidade para dialogar no plenário, sobre um tema de livre escolha.

As falas neste espaço podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização. Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente.

Confira aqui os temas já debatidos no ano de 2023.