Na terça-feira, comandante-geral dos Bombeiros será Vulto Emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/10/2023 11h35, última modificação 06/10/2023 11h46
A homenagem ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Manoel Vasco de Figueiredo Junior, será na terça-feira (10).
Na terça-feira, comandante-geral dos Bombeiros será Vulto Emérito de Curitiba

A homenagem é uma iniciativa de Jornalista Márcio Barros, e será entregue no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No dia 10 de outubro, próxima terça-feira, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para homenagear o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior. Por iniciativa de Jornalista Márcio Barros (PSD), ele receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba. A solenidade será às 19h30, no Palácio Rio Branco, prédio histórico do Legislativo. 

A homenagem ao comandante-geral dos Bombeiros do Paraná foi instituída pelo decreto legislativo 08/2023, aprovado pelo plenário em setembro passado. A indicação partiu de Márcio Barros, que, na votação, à época, destacou a trajetória de Manoel Vasco de Figueiredo Junior. Responsável por comandar os Bombeiros do Paraná desde 2020, o coronel ingressou na corporação em 7 de maio de 1990, no curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê.

Nascido em Curitiba em 17 de junho de 1970, o militar é filho de Glacy Ramos Mariano de Figueiredo e Manoel Vasco de Figueiredo. Graduado em jornalismo e com especializações em segurança pública, administração e gestão pública, além de diversos cursos, o coronel Vasco já exerceu várias chefias e atuou como instrutor em inúmeros cursos da corporação, tendo sido condecorado em diversas oportunidades.
 

A realização da sessão solene foi aprovada pelo plenário em 18 de setembro (061.00056.2023). O Vulto Emérito é a maior homenagem que alguém nascido em Curitiba pode receber da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o Vulto Emérito é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

Quando as sessões solenes da CMC são realizadas?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. 

A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.