Comandante-geral do Corpo de Bombeiros será Vulto Emérito de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/09/2023 14h20, última modificação 11/09/2023 14h32
Os vereadores de Curitiba também concederam a Declaração de Utilidade Pública à GBK Shotokan, além da homenagem ao comandante dos bombeiros.

Por iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), o atual comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba. Trata-se da maior homenagem que uma pessoa natural da capital do Paraná pode receber do poder público da cidade, sendo o equivalente ao título de Cidadão Honorário de Curitiba, que é concedido às pessoas que não nasceram aqui, mas prestaram serviços relevantes ao município. Márcio Barros narrou episódios de sua vida profissional, como os incêndios da Electrolux e da Vila Corbélia, onde conviveu com o bombeiro militar. A homenagem recebeu 21 votos favoráveis.

“A grandeza não se resume a receber honras, mas em merecê-las. O comandante-geral poderia estar aqui, em plenário, recebendo essa homenagem, mas não veio, porque está agora organizando um grupo de apoio, dos bombeiros do Paraná, para ajudar na tragédia do Rio Grande do Sul [onde um ciclone extratropical atingiu 93 municípios, desalojou 25 mil pessoas e causou 46 mortes]”, disse Márcio Barros. “Eu quero agradecer pela liderança exemplar”, enalteceu o vereador. Após a confirmação da homenagem, em segundo turno, amanhã (12), será marcada a sessão solene para entrega do título (007.00003.2023 convertida em 116.00003.2023).

Responsável por comandar os Bombeiros do Paraná desde 2020, o coronel ingressou na corporação em 7 de maio de 1990, no curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê. Nascido em Curitiba em 17 de junho de 1970, o militar é filho de Glacy Ramos Mariano de Figueiredo e Manoel Vasco de Figueiredo. Graduado em jornalismo e com especializações em segurança pública, administração e gestão pública, além de diversos cursos, o coronel Vasco já exerceu várias chefias e atuou como instrutor em inúmeros cursos da corporação, tendo sido condecorado em diversas oportunidades.

Associação GBK-Shotokan de Karatê ganha Declaração de Utilidade Pública

A depender somente da confirmação, nesta terça-feira (12), em segundo turno, a Associação GBK-Shotokan de Karatê ganhará a Declaração de Utilidade Pública da Câmara Municipal de Curitiba. O pedido para a emissão do título partiu do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC, que elogiou o trabalho social da entidade em plenário (014.00043.2022). “Atendem mais de 50 atletas, de 7 a 18 anos, seis vezes por semana, no Clube Morgenau, onde eles aprendem muito mais que a defesa pessoal, mas também respeito, responsabilidade e trabalho de equipe”, assegurou Fachinello.

Emitida pela CMC, a Declaração de Utilidade Pública funciona como um atestado de bons antecedentes, sendo requerida para a realização de convênios das entidades com o poder público. “A certificação vai potencializar o trabalho de descoberta de talentos esportivos, levando mundo afora o nome da cidade de Curitiba”, acrescentou Fachinello. O vereador agradeceu a presença em plenário de Gilmarcos de Bastos, sétimo dan de karatê, à frente da associação, “que é uma referência nacional para o esporte” e coordena o ensino da modalidade olímpica.