Líder da Paróquia Nossa Senhora de Fátima será homenageado com Cidadania

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/10/2023 09h00, última modificação 06/10/2023 14h19
Homenagem ao padre Dilsomar Bombazar foi aprovada pela CMC em abril.
Líder da Paróquia Nossa Senhora de Fátima será homenageado com Cidadania

A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entrega, na próxima quarta-feira (11), véspera do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Cidadania Honorária da capital ao padre Dilsomar Bombazar. A homenagem será feita em sessão solene, marcada para as 19h30, no Palácio Rio Branco. A iniciativa é do vereador Toninho da Farmácia (União). Haverá transmissão pelas redes sociais. 

Natural de Dois Vizinhos (PR), o sacerdote foi designado em 2017 para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Verde, bairro CIC. A homenagem foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal em abril deste ano e foi instituída pela lei municipal 16.151/2023. É um amigo, é um parceiro nosso na comunidade e tem ajudado muito o povo da Vila Verde”, ressaltou o autor, ma época da votação. 

A realização da sessão solene para a entrega da homenagem foi aprovada pela CMC em 6 de setembro (061.00054.2023). A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. 

Quando são realizadas as sessões solenes?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.