Diretor do IAT, José Luiz Scroccaro será Vulto Emérito de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Celso Kummer* — publicado 10/09/2025 15h10, última modificação 10/09/2025 16h26
Engenheiro civil há cinco décadas, Scroccaro comanda a diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra do Paraná.
Diretor do IAT, José Luiz Scroccaro será Vulto Emérito de Curitiba

"Milhares de famílias paranaenses tiveram suas vidas transformadas, direta ou indiretamente, pelo trabalho de Scroccaro”, disse Tico Kuzma. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalizou, na sessão desta quarta-feira (10), projeto de decreto legislativo para conceder o título de Vulto Emérito da capital paranaense ao engenheiro civil José Luiz Scroccarro, diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídrigos do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. o título de Vulto Emérito da capital paranaense. Principal reconhecimento do Legislativo a cidadãos curitibanos, a homenagem foi proposta pelos vereadores Pier Petruzziello (PP) e Tico Kuzma (PSD). 

Engenheiro civil com ênfase em Hidrologia, Scroccaro também preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que abrange os estados do Paraná e de São Paulo. Além disso, ele já teve cargos estratégicos em órgãos como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Águas do Paraná.

Tico Kuzma lembrou que o título inicialmente havia sido proposto, em 2024, pelo vereador licenciado e secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello. Ele ressaltou que Scroccaro, ao longo de cinco décadas de trajetória profissional, esteve à frente de grandes projetos para o Estado do Paraná, como a construção do Canal Extravasor do Rio Iguaçu; a execução do canal de piracema da represa da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o maior canal de piracema do mundo; obras para o controle de cheias em diversos municípios; a revitalização da Orla de Matinhos; e a implantação de 66 parques urbanos

“Não é exagero afirmar que milhares e milhares de famílias paranaenses tiveram suas vidas transformadas, direta ou indiretamente, pelo trabalho de Scroccaro”, acrescentou o coautor do projeto de Vulto Emérito de Curitiba. Tico Kuzma exibiu vídeos com depoimentos de familiares e autoridades paranaenses em reconhecimento à trajetória de vida de José Luiz Scroccaro.

“Todos os vídeos já falam por si, [...] com várias personalidades e amigos do Estado do Paraná”, acrescentou Pier Petruzziello. Para ele, “o Paraná é um antes e outro depois do trabalho que faz o Scroccaro”. Serginho do Posto (PSD) elogiou o trabalho “competente e técnico” do engenheiro civil. Renan Ceschin (Pode) se somou à discussão, pontuando a importância das homenagens “a quem realmente faz a diferença na vida das pessoas”.

Com 25 votos “sim” na análise em primeiro turno, a iniciativa retorna à pauta, na sessão da próxima segunda-feira (15), para a confirmação em plenário (116.00003.2025). Por se tratar de projeto de decreto legislativo, a matéria dependerá, na sequência, da promulgação pelo presidente da Câmara de Curitiba, e não da sanção do Executivo. Os títulos de Vulto Emérito e de Cidadania Honorária, assim como os prêmios oficiais do Legislativo, são regulamentados pela lei complementar municipal 109/2018.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques