Diretor do IAT, José Luiz Scroccaro será Vulto Emérito de Curitiba
"Milhares de famílias paranaenses tiveram suas vidas transformadas, direta ou indiretamente, pelo trabalho de Scroccaro”, disse Tico Kuzma. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalizou, na sessão desta quarta-feira (10), projeto de decreto legislativo para conceder o título de Vulto Emérito da capital paranaense ao engenheiro civil José Luiz Scroccarro, diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídrigos do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. o título de Vulto Emérito da capital paranaense. Principal reconhecimento do Legislativo a cidadãos curitibanos, a homenagem foi proposta pelos vereadores Pier Petruzziello (PP) e Tico Kuzma (PSD).
Engenheiro civil com ênfase em Hidrologia, Scroccaro também preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que abrange os estados do Paraná e de São Paulo. Além disso, ele já teve cargos estratégicos em órgãos como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Águas do Paraná.
Tico Kuzma lembrou que o título inicialmente havia sido proposto, em 2024, pelo vereador licenciado e secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello. Ele ressaltou que Scroccaro, ao longo de cinco décadas de trajetória profissional, esteve à frente de grandes projetos para o Estado do Paraná, como a construção do Canal Extravasor do Rio Iguaçu; a execução do canal de piracema da represa da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o maior canal de piracema do mundo; obras para o controle de cheias em diversos municípios; a revitalização da Orla de Matinhos; e a implantação de 66 parques urbanos.
“Não é exagero afirmar que milhares e milhares de famílias paranaenses tiveram suas vidas transformadas, direta ou indiretamente, pelo trabalho de Scroccaro”, acrescentou o coautor do projeto de Vulto Emérito de Curitiba. Tico Kuzma exibiu vídeos com depoimentos de familiares e autoridades paranaenses em reconhecimento à trajetória de vida de José Luiz Scroccaro.
“Todos os vídeos já falam por si, [...] com várias personalidades e amigos do Estado do Paraná”, acrescentou Pier Petruzziello. Para ele, “o Paraná é um antes e outro depois do trabalho que faz o Scroccaro”. Serginho do Posto (PSD) elogiou o trabalho “competente e técnico” do engenheiro civil. Renan Ceschin (Pode) se somou à discussão, pontuando a importância das homenagens “a quem realmente faz a diferença na vida das pessoas”.
Com 25 votos “sim” na análise em primeiro turno, a iniciativa retorna à pauta, na sessão da próxima segunda-feira (15), para a confirmação em plenário (116.00003.2025). Por se tratar de projeto de decreto legislativo, a matéria dependerá, na sequência, da promulgação pelo presidente da Câmara de Curitiba, e não da sanção do Executivo. Os títulos de Vulto Emérito e de Cidadania Honorária, assim como os prêmios oficiais do Legislativo, são regulamentados pela lei complementar municipal 109/2018.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba