Preocupação com a Amazônia marca entrega de prêmio na CMC

por Assessoria Comunicação publicado 29/08/2019 10h40, última modificação 10/11/2021 07h15
Nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene para a entrega do prêmio Ecologia e Ambientalismo a 19 personalidades, empresas e entidades que se destacaram em ações a favor da natureza, do meio ambiente e da ecologia. A sessão foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da CMC, e transmitida ao vivo pelas redes sociais da CMC

Os homenageados foram saudados por Professor Euler, 2º secretário da CMC, que trouxe a Amazônia para o debate. Para ele, no momento em que o mundo se volta para o Brasil em razão dos incêndios na floresta, o prêmio Ecologia e Ambientalismo se torna oportuno. “Valorizar e reconhecer as pessoas físicas e jurídicas que dedicam suas vidas para a preservação e recuperação ambiental é o mínimo que essa Casa Legislativa pode fazer”, disse ele. Confira as fotos do evento.

No entendimento de Euler, o país vive uma guerra ideológica que está cegando as pessoas. Enquanto a esquerda se aferra à defesa do ambientalismo, a direita foca na preservação da soberania nacional. Para o vereador ambos os valores têm importância. “A preservação da Amazônia se justifica por suas águas, por seus biomas e por seus habitantes nativos que dependem de toda a riqueza ambiental que a floresta é capaz de fornecer”. 

Para Euler, a CMC não tem fugido aos debates ambientais. Ele mencionou projetos e sugestões ao Executivo como, por exemplo, o que prevê a redução do uso de plásticos como canudinhos, copos e sacolas de mercado; o que estabelece a obrigatoriedade da coleta do óleo de cozinha usado; e o que regulamenta hortas comunitárias e composteiras, entre outros.

Docente na UTFPR, Eloy Fassi Casagrande Junior agradeceu em nome de todos os homenageados. Ele contou que seu interesse em ambientalismo, mais especificamente na Amazônia, teve início quando ele morava na Inglaterra. Ele destacou a série de documentários “A década da destruição”, dirigida por Adrian Cowell e Vicente Rios feitos entre os anos 1980 e 1990. 

Para Casagrande Jr., os recentes incêndios na Amazônia pelo menos geraram como efeito uma ampla discussão mundial sobre o tema. O coronel Samuel Prestes, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná informou que 30 bombeiros paranaenses treinados em combate a incêndio florestal, serão encaminhados à Amazônia, a pedido do governo federal. “Eles vão atuar na Serra do Cachimbo, no Pará”, disse o militar.

Homenageados e presenças
Os homenageados com o prêmio Ecologia e Ambientalismo foram (097.00001.2019): Essencis Soluções Ambientais [indicada por Katia Dittrich (Solidariedade)]; Renato Cardozo Hoenig [Tico Kuzma (PROS)]; Ricardo Sergio Parisi de Laurino [Fabiane Rosa (DC)]; André Bellin Mariano [Felipe Braga Côrtes (PSD – vereador licenciado)]; Edson Carpejani Milani [Julieta Reis (DEM)]; Maria José de Olivera Santos (Lia) [Maria Leticia Fagundes (PV)]; Instituto Renata Turra Grechinski [Paulo Rink (Partido Liberal)]; Renato Muzzolon Jr. [Jonny Stica (PDT – vereador licenciado)]; Tatiana Faraco [Tito Zeglin (PDT)]; Mary Helena Allegretti [Herivelto Oliveira (PPS)]; Lindolfo Zimmer [Oscalino do Povo (PODE)]; Fernando Stadnick [Cristiano Santos (PV)]; Sete Ambiental Logística Reversa Eireli [Ezequias Barros (Patriota)]; Grupo Escoteiro Mundo Novo [Zezinho Sabará (PDT)]; Alaim Giovani Fortes Stefanello [Bruno Pessuti (PSD)]; Francisco Reinord Essert [Thiago Ferro (PSDB – vereador licenciado)]; Fábio Mariano de Oliveira [Noemia Rocha (MDB)]; Luiz Arthur Conceição [Marcos Vieira (PDT)]; e Eloy Fassi Casagrande Junior [Professor Euler (PSD)].
 
Compuseram a Mesa: Tito Zeglin (PDT) 1º vice-presidente da Casa; Coronel Samuel Prestes, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; Professor Euler (PSD), 2º secretário da Câmara; Noemia Rocha (MDB) 3ª secretária da Casa; Thiago Ferro (PSDB), presidente da Fundação de Ação Social e vereador licenciado; Felipe Braga Côrtes (PSD), diretor do departamento da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná; e Alessandro Panasolo, representando Gláucio José Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná. Além deles também estavam presentes Alexandre David de Lara, representando o secretário de estado da justiça, família e trabalho, Ney Leprevost; Rosana Zappe, representando Márcia Cecília Huçulak, secretária municipal de saúde; e o deputado estadual Raska Rodrigues. 

O evento também contou com a presença dos vereadores: Herivelto Oliveira (PPS); Katia Dittrich (Solidariedade); Marcos Vieira (PDT); Julieta Reis (DEM); Zezinho Sabará (PDT); Oscalino do Povo (PODE); Fabiane Rosa (DC); Cristiano Santos (PV); Tico Kuzma (PROS); e Ezequias Barros (Patriota).