Prêmio Pablo Neruda 2022 é entregue na Câmara

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/12/2022 09h30, última modificação 09/12/2022 09h33
Destaque na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião e em prol da democracia e da justiça social motivaram as indicações.
Prêmio Pablo Neruda 2022 é entregue na Câmara

A Câmara promoveu nesta quarta-feira a entrega do Prêmio Pablo Neruda 2022. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma solenidade nesta quarta-feira (7) para a entrega do Prêmio Pablo Neruda 2022, referente às pessoas e às instituições que obtiveram destaque nessa área. A cerimônia foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (PDT), presidente da Câmara. Para ele, “a Câmara é palco de diárias discussões sobre os mais diversos temas da cidade, mas hoje nos unimos para prestar homenagem àqueles que lutam pelos direitos das pessoas. A cidade de Curitiba agradece e pede a todos os senhores que continuem empenhados em suas lutas”. 

Compuseram a mesa os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara municipal de Curitiba; Tito Zeglin (PDT), segundo-vice-presidente da Mesa Diretora; Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública; Carol Dartora (PT), recentemente eleita deputada federal; Sargento Tânia Guerreiro (União); e também Dom Volodemer Koubetch, arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Estavam presentes também os seguintes vereadores: Osias Morais (Republicanos); Ezequias Barros (PMB); Sidnei Toaldo (Patriota); Marcos Vieira (PDT); Dalton Borba (PDT); Leonidas Dias (Solidariedade); João da 5 Irmãos (União); Nori Seto (PP); Marcelo Fachinello (PSC); Denian Couto (Podemos), eleito deputado estadual nas últimas eleições; Zezinho Sabará (União); Pastor Marciano Alves (Solidariedade); e Hernani (PSB). Tico Kuzma também destacou as presenças de Alexandre Salum de Oliveira, presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e do padre Joaquim, pároco da Paróquia São João. 

>> Confira a sessão no canal da Câmara do YouTube:

Saudação
O vereador Leonidas Dias proferiu a saudação oficial da Câmara aos homenageados. Ele lembrou que o Prêmio Pablo Neruda existe desde 2004 e foi regulamentado pela lei 109/2018, que trata das honrarias concedidas pela Câmara Municipal. De acordo com ele, trata-se de um prêmio que se destina a agraciar pessoas físicas e jurídicas (de caráter não governamental), que tenham se destacado na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social no Município. Ele apontou que a realização da cerimônia é uma alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. 

Leonidas explicou que os Direitos Humanos se manifestam por meio de normas que buscam proteger a dignidade humana nos âmbitos individual e social, incluindo a relação entre os cidadãos e o estado. O vereador destacou a figura do poeta chileno Pablo Neruda, que empresta seu nome à honraria. “O poeta viveu entre os anos de 1904 e 1973 e não tratou somente do amor em suas poesias. Ele também fez dos seus escritos instrumentos de expressão política”, ressaltou. O parlamentar lembrou que Neruda era filho de um ferroviário e de uma professora, que morreu por ocasião do nascimento do poeta. 

Em 1945, Neruda foi eleito senador pelo Chile e, em 51, ganhou projeção mundial quando recebeu o Prêmio Nobel de Literatura daquele ano. À época, estava com prisão decretada no Chile em função de suas posições políticas, medida que foi revogada em 52, possibilitando a Neruda o retorno ao país de origem. “A avaliação da trajetória de Neruda indica um claro engajamento nas questões pertinentes aos direitos humanos, o que justifica nosso prêmio ostentar seu nome”, declarou Leonidas. 

Agradecimento
Fábio Ribeiro Brandão, magistrado dirigente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná, agradeceu em nome de todos os homenageados. “A vida não começa quando se nasce. A vida começa quando se ama”, citou Brandão referindo-se à frase do poeta Neruda. Para o orador, Neruda foi uma das personalidades mais marcantes de seu tempo. “Seu texto é o amor vertido em poesia, mas não apenas o amor romântico. O conceito de amor para o poeta engloba o amor pela humanidade no seu sentido mais sublime”, esclareceu Brandão. Ele ainda frisou o fato de que Neruda, ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura em 71, tornou-se uma referência na luta pelos direitos humanos, “tão universais quanto o amor que ele descreveu”. 

O homenageado lembrou que Neruda teve muita projeção num momento pós-guerra em que o tema dos direitos humanos estava sendo amplamente debatido em todo o mundo, o que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Brandão agradeceu à Câmara pela iniciativa da premiação. “A Câmara que é um pilar da nossa democracia representativa e que, com excelência, reverbera e converte em leis os anseios do povo curitibano. Agradecemos aos vereadores pelas escolhas”, disse ele. “Agradecemos, pois os vereadores identificaram em nossas ações a essência do amor universal e da promoção dos direitos humanos preconizada por Neruda”. Finalizou. 

Homenageados
Antônio Paim de Abreu Júnior, indicado pela vereadora Flávia Francischini (União). Graduado em Teologia, tem especialização em Governança em Gestão Pública. É policial rodoviário federal desde 1994, tendo ocupado diversos cargos na instituição em que foi chefe da 1ª Ciretran do Detran do Estado do Paraná. Atua como Superintendente da PRF no Paraná desde maio de 2021, função na qual realiza importantes serviços em defesa dos direitos humanos. 

Ariane Santos, indicada por Professor Euler (MDB). Administradora e designer, começou seu próprio negócio com apenas R$ 30,00, encapando cadernos. Do sucesso do negócio nasceu a Badu Design que hoje conta com 480 pessoas. É indicada ao prêmio por sua atuação junto a mulheres em situação de vulnerabilidade social, fazendo que, por meio da capacitação, possam aumentar sua renda. 

Associação de Moradores Amigos do Bairro da Cachimba (Amacach), por indicação do vereador Nori Seto (PP). A associação batalha pelas necessidades dos moradores do bairro do Cachimba, seja cobrando soluções da administração pública, seja realizando articulações com o Ministério Público, outras organizações sociais e pessoas físicas. Busca melhorias contínuas para a comunidade, protocolando petições, fazendo parcerias e conseguindo doações, de modo a fornecer conforto e dignidade ao desfavorecidos. 

Claudia Regina Martins Estorilio, indicada por Tico Kuzma (Pros). Com formação em Serviço Social e Direito, é pós-graduada em Políticas Públicas e Sociais e Especialista em Direito Aplicado ao SUAS. Servidora de carreira da Fundação de Ação Social há 27 anos, durante a pandemia trabalhou incessantemente para atendimento à população em risco social, principalmente à população em situação de rua, o que possibilitou que muitas vidas fossem salvas. 

Eryka Maria Bonfim Oliveira Souza, vereador Ezequias Barros (PMB). Após um período difícil, a homenageada descobriu que seu propósito era ajudar pessoas. Começou fazendo uma pequena confraternização para distribuir doces, o que deu origem ao projeto Criança Feliz, no qual passou a ajudar pessoas de todos os lugares e a atender pessoas com cestas básicas, cadeiras de rodas, camas hospitalares e tudo o que estava ao seu alcance. 

Fábio Ribeiro Brandão, indicado por Herivelto Oliveira (Cidadania). O magistrado é dirigente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná. Seu excelente trabalho nas pautas da Infância, Juventude e Adoção na cidade de Curitiba e, principalmente, sua defesa aos aspectos de formação do indivíduo priorizam a humanização e a agilidade nos processos, a fim de garantir o direito da convivência familiar para a criança e o adolescente. 

Francisco de Assis Ferreira, indicado por Sidnei Toaldo (Patriota). Mais conhecido como "Chiquinho da CIC", é uma das maiores referências da população quando alguém da região precisa de ajuda. Da produção de uma horta comunitária até a recuperação de uma praça ou reforma de escola ou posto de saúde, a comunidade sempre conta com a presença de "Chiquinho da CIC". De segunda a segunda, tem seu dia, e parte da noite, quase totalmente ocupado com as muitas atividades na comunidade, em especial em atendimento aos mais necessitados. 

Bispo José Manoel Gonzalez, indicado por Osias Moraes (Republicanos). Capelão da Cruz Vermelha Internacional, há 30 anos exerce a Capelania no Brasil e no exterior, principalmente junto às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Objetivando evitar a reincidência e favorecer a ressocialização e a recolocação no mercado de trabalho, auxilia a desenvolver cursos de livre qualificação profissional e de graduação para pessoas privadas de liberdade em todas as etapas de cumprimento da pena. 

Juliano Gasparetto, indicado pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Formado em Medicina pela UFPR, atua na área de emergência e terapia intensiva. Após anos de experiência na área, assumiu cargos de gestão e atualmente trabalha na direção-geral do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat. Em sua atuação, busca ampliar o atendimento humanizado ao paciente, além de realizar investimentos em inovação e pesquisa, ampliando os esforços para que as instituições continuem sendo referência em saúde para o país. 

Leonardo Petrelli Neto, indicado por Denian Couto (Pode). Graduado em Comunicação com ênfase em produção de TV e Cinema pela Grossmont College em San Diego – Califórnia. É presidente-executivo do Grupo RIC Paraná e defensor incansável das liberdades, em especial a de opinião e de imprensa. Com seu trabalho, cumpre a finalidade informativa da imprensa, bem como papel político fundamental ao ajudar na formação da consciência da sociedade. 

Lucas Siqueira, indicado pelo vereador Hernani (PSB). Atuou como coordenador de projetos e compôs a Diretoria do Grupo Dignidade. Durante 8 anos de trabalho desenvolveu inúmeras atividades e parcerias para realização de projetos em prol da população LGBTI+ em Curitiba, entre eles atendimentos psicológicos, jurídicos e sociais de forma gratuita. Durante a pandemia coordenou a arrecadação de alimentos, álcool em gel e máscaras para população LGBTI+ mais vulnerável, distribuindo mais de 20 toneladas de alimentos. 

Marcelo Trevisan Karpinski, indicado por Leonidas Dias (Solidariedade). Graduado em Direito, mestre e doutorando em Educação, é capitão da Polícia Militar. Um dos destaques da sua atuação é no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, no qual orienta milhares de alunos do Ensino Fundamental com palestras e lições educativas para garantir às crianças e aos adolescentes que sigam longe do caminho das drogas. 

Maria Aparecida Blanco de Lima, indicada por Carol Dartora (PT). Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, realizou importantes trabalhos durante sua carreira. Na presidência da Comissão de Igualdade e Gênero,vem se dedicando a estudar, monitorar e propor ações concretas no sentido de combater as flagrantes desigualdades raciais e de gênero. Com a criação da Comissão de Assuntos Fundiários, colabora na mediação de processos de reintegração de posse em áreas rurais e urbanas. Na Comissão Estadual da Verdade, Justiça e Memória, Teresa Urban colaborou para pesquisa das graves violações aos direitos humanos ocorridas durante o período de 1946 a 1988. 

Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, indicada por Tito Zeglin (PDT).  A ofensiva militar deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia mobilizou a comunidade internacional. Em Curitiba, a Metropolia São João Batista vem promovendo uma série de ações para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano. A campanha “Pela Ucrânia, Pela Vida!” tem como objetivo levantar recursos para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano. 

Miriam Teresinha Gogola, indicada pela vereadora Maria Letícia (PV). Há 26 anos começou a ajudar as pessoas em situação de rua em Curitiba e região. No início, doava café e pão e, hoje, produz refeições em sua própria casa para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela e todo o grupo de apoio têm o reconhecimento de muitas pessoas atendidas, sendo uma referência de luta pelos direitos humanos em Curitiba. 

Nilo Oliveira, indicado por João da 5 Irmãos (União). Jogou futebol em várias cidades do Paraná e em 1964 chegou a Curitiba. Estava afastado dos campos há cerca de 40 anos quando decidiu dar aulas de futebol para crianças que não tinham condições de pagar uma escolinha. Assim nasceu seu projeto que atende 230 crianças, em seu contraturno escolar, usando o esporte como meio para inclusão social. 

Odacyr Carlos Prigol, indicado por Sargento Tânia Guerreiro (União). Tem sido um árduo defensor da liberdade religiosa, independentemente do credo, pois trata-se de um direito constitucional, inserido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e difundido em mais de 190 países. Autor da Cartilha Nacional de Liberdade Religiosa, apoiou a elaboração do projeto de lei estadual da Liberdade Religiosa, em fase de sanção pelo governador do Estado. 

Olympio de Sá Sotto Maior Neto, indicado por Alexandre Leprevost (Solidariedade). Formado e mestre em Direito, é procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos. Trabalhou quatro biênios como procurador-geral de Justiça do Estado e integrou diversas comissões, nas quais defendeu direitos humanos fundamentais. 

Pastor Iran Silos Negrão, indicado por Noemia Rocha (MDB). Graduado e mestre em Teologia, desenvolve atividades voltadas à promoção da cidadania, dos direitos fundamentais e da integração das comunidades onde atua, sobretudo por meio de ações e interlocuções com o poder público nas mais diversas áreas, especialmente na redução da situação de vulnerabilidade dos mais necessitados. 

Rafaela Espósito de Carvalho Ribeiro, indicada por Marcos Vieira (PDT). Há seis anos coordena o Projeto Filhos de Madre Teresa, grupo de voluntários que recolhe doações de mantimentos e prepara, em média, 200 marmitas para pessoas em situação de rua. Além das marmitas e frutas, o grupo leva roupas e itens que são ofertados para as pessoas em vulnerabilidade social. 

Thiago Rafael Vieira, indicado pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Bacharel em Direito, é professor e mestrando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na capital Paranaense em apoio a diversas instituições religiosas. Por sua vasta experiência e conhecimento dentro do Direito Religioso tem sido consultado por todo Brasil e é considerado uma referência na luta pelo direito à liberdade religiosa. 

Vanessa Rossi Della Matta, indicada pelo vereador Zezinho Sabará (União). Advogada que atua em defesa das garantias constitucionais e direitos humanos, bem como da correta aplicação da lei penal, garantindo aos seus clientes uma defesa técnica, humanizada e efetiva. É fundadora de um projeto social na comunidade do bairro Parolin que visa prestar auxílio aos familiares de pessoas recolhidas no sistema prisional. 

Viviane de Souza Vicentin, indicada pelo vereador Dalton Borba (PDT). Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal e em Direito Penal Econômico. É fundadora do grupo de voluntários Elos Invisíveis que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desenvolve ações de inserção de jovens no mercado de trabalho, combate à fome, combate à violência doméstica e enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. 

>> Confira as fotos da sessão no Flickr da CMC:

07/12/2022 - Sessão Solene - Prêmio Pablo Neruda