Prefeitura confirma a vereadores investigação sobre óbito na UPA

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 01/11/2022 07h00, última modificação 01/11/2022 17h12
Comissão de Saúde teve reunião fechada em secretaria, nesta segunda, em razão das informações sigilosas das sindicâncias.
Prefeitura confirma a vereadores investigação sobre óbito na UPA

Secretária Beatriz Nadas fala à imprensa da CMC após o término da reunião. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Durou aproximadamente 45 minutos, nesta segunda-feira (31), a reunião da Comissão de Saúde, Bem Estar-Social e Esporte com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, e com o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Pedro Henrique de Almeida, para tratar do óbito de Vitor Silva na UPA Boa Vista no dia 24 de outubro. Pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), participaram Noemia Rocha (MDB), presidente do colegiado, Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e representante do mandato de Oscalino do Povo (PP).

Durante o encontro, a secretária Beatriz Nadas confirmou que foram abertas sindicâncias na SMS e na Feaes (Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde) sobre o caso. Em razão das informações sigilosas das investigações, a reunião foi realizada a portas fechadas. “Nós vamos contatar a Secretaria de Governo e a Feaes para acompanhar essas comissões e dar uma resposta à sociedade sobre o que realmente aconteceu”, afirmou Noemia Rocha.

“A gente lamenta o ocorrido com a família e vamos continuar fiscalizando. Foi importante a nossa vinda à Secretaria e agora vamos acompanhar mais de perto”, confirmou Marciano Alves. “Ainda não dá para afirmar nada, e isso nos preocupa, porque as respostas são importantes para a família e para que haja melhorias no sistema de atendimento das UPAs”, completou Noemia Rocha.

No dia 24, Vitor Lourenço Campos da Silva, de 40 anos, veio a óbito enquanto aguardava atendimento na UPA Boa Vista. A ocorrência foi noticiada pela imprensa da capital e a repercussão fez com que pedidos de providência chegassem à Comissão de Saúde da CMC. No dia 27, os vereadores fizeram uma diligência até a UPA Boa Vista, mas não obtiveram informações sobre o caso, procurando então a Secretaria Municipal da Saúde.

A imprensa da capital noticiou que Vitor Silva, segurança particular, começou a se sentir mal na tarde de domingo, o que fez com que procurasse a UPA Pinheirinho, onde foi atendido e medicado. Em casa, o mal-estar continuou e a família acionou o Samu, que desta vez o levou para a UPA Boa Vista, onde ele veio a falecer enquanto esperava. Segundo reportagem do G1 Paraná, o atestado de óbito registrou a causa mortis como “edema de laringe/amigdalite aguda”.

“Infelizmente a situação do óbito deste rapaz [Vitor] foi bastante crítica”, disse à imprensa da CMC, após a reunião, a secretária da Saúde, Beatriz Battistella Nadas. “Todas as providências foram adotadas, com a finalidade de fazer a investigação adequada deste caso. Esta investigação contempla diferentes aspectos, pois precisa ser avaliada a conduta de servidor público, de funcionário da Feaes, vai precisar avaliar depois com o Conselho Regional de Medicina, tem instâncias civil e criminal que depois serão seguramente acionadas”, contextualizou a secretária da Saúde.

“Todo o procedimento de investigação segue um rito para que toda e qualquer informação seja levada em consideração, com a finalidade de apurar a responsabilidades no ocorrido. O prazo depende muito da evolução do processo administrativo, de ouvir as testemunhas. Para nós, quanto antes acontecer, melhor será. Temos toda a investigação acontecendo, [tomando os] relatos das pessoas que participaram do atendimento, levantando os elementos que possam ajudar a elucidar o caso”, disse Beatriz Nadas.