Prefeitura atende proposta de líder

por Assessoria Comunicação publicado 07/02/2011 17h30, última modificação 05/08/2021 14h13
A Igreja da Ordem está de cara nova. A pedido do líder do governo na Câmara de Curitiba, vereador João do Suco (PSDB), a prefeitura recuperou a fachada da também conhecida por Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas. As obras, em parceria com as Tintas Coral, já estão concluídas.
Instalada no setor histórico, a igreja de 278 anos, foi toda pintada. Esta é a segunda igreja da cidade que a prefeitura está recuperando. Também está em obras a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz com recursos do programa potencial construtivo. Pela parceria com a Coral já foram beneficiadas outras regiões históricas da cidade, como as casas ao redor do Paço Municipal e da Rua Riachuelo.
A pintura foi feita por empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O primeiro passo foi a lavagem da igreja para retirada de musgos e sujeiras das paredes. Depois, as equipes de restauro recuperaram pequenas fissuras e rachaduras, permitindo a pintura do imóvel. Equipes fizeram a pintura de toda a parte superior, usando tintas brancas e com tons de cinzas, nos ressaltos e bordas.
História
A Igreja da Ordem foi construída em 1737 e é a mais antiga de Curitiba. Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço. Ganhou o nome atual em 1746 com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba.
Abrigou convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, parte da igreja desmoronou e foi completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II.
A torre da igreja e a instalação dos sinos foram concluídas em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada principalmente por imigrantes alemães. Tombada desde 1965, a Igreja da Ordem foi restaurada de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a abrigar o Museu de Arte Sacra.