Prefeito interino, Eduardo Pimentel fala aos vereadores na CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 19/10/2022 11h20, última modificação 19/10/2022 11h44
Substituindo Rafael Greca, que está na Argentina para a Cúpula Mundial dos Prefeitos da C40, Pimentel destacou ações na Educação, Obras Públicas e Segurança Alimentar.
Prefeito interino, Eduardo Pimentel fala aos vereadores na CMC

Prefeito interino de Curitiba, Eduardo Pimentel fala aos vereadores na Câmara Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Comecei a semana assinando o protocolo de intenções, confirmando o que foi anunciado na sexta-feira pelo prefeito [Rafael Greca], que Curitiba tem o compromisso escrito de que até 2024 todas as escolas públicas municipais estarão com o ensino integral completo”, prometeu Eduardo Pimentel, nesta quarta-feira (19), ao se dirigir aos vereadores da capital, durante a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). “Quando nós assumimos a prefeitura, tínhamos 85 escolas [com ensino integral]. Hoje, são 126 e até 2024 serão 185. O ensino integral reforça a educação, dando mais tempo de estudo, com o contraturno, às crianças”, afirmou.

Eduardo Pimentel substitui Rafael Greca na chefia do Executivo, pois o prefeito está na cidade de Buenos Aires, na Argentina, para a Cúpula dos Prefeitos da C40. “A nossa cidade é a única do Brasil neste evento, que reúne as 40 maiores cidades do mundo comprometidas com a sustentabilidade. É uma grande agenda internacional”, explicou. Antes do plenário, o prefeito em exercício foi recebido pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), em um café da manhã, do qual participaram parlamentares da base de apoio do governo.

“Todas as vezes que assumi como prefeito em exercício, vim até a Câmara Municipal, e agora não é diferente. É uma visita de cortesia aos vereadores, que eu respeito tanto e que fazem a diferença na nossa administração”, disse Eduardo Pimentel, que em plenário parabenizou quem disputou as últimas eleições, citando nominalmente Carol Dartora (PT) e Flávia Francischini (União), respectivamente deputada federal e estadual a partir do ano que vem. Na comitiva de Pimentel, Bruno Pessuti foi saudado por Kuzma, pois retornará à CMC em fevereiro de 2023, com a ida de Denian Couto para a Assembleia Legislativa.

Além da Educação, Eduardo Pimentel destacou o desempenho da Prefeitura de Curitiba nos investimentos em obras e em segurança alimentar. “Ontem, estive em São Paulo, na Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, dentro da Fecomércio, para apresentar lá o grande rol de obras que temos nos próximos anos. É R$ 1,5 bilhão em investimentos somente em três projetos: o Bairro Novo do Caximba, o Inter 2 e o Ligeirão Leste-Oeste. Esses três grandes projetos, por meio de 40 editais que serão colocados na praça, gerarão 48 mil empregos diretos à disposição da comunidade”, relatou.

“Nós temos uma característica que é a de, além de ter uma grande capacidade de planejamento, saber tirar os projetos do papel e colocá-los em prática. Essas apresentações [das obras ao empresariado] aumentam a qualidade das obras, pois a concorrência é maior, e com isso há economia e mais transparência”, justificou Eduardo Pimentel. O prefeito em exercício atribuiu o reconhecimento internacional a Curitiba, no campo da inovação, ao conjunto de políticas públicas da cidade na área da segurança alimentar, já convidando os parlamentares para a reinauguração do Armazém da Família do Tatuquara, nesta sexta (21), às 15h.

“Somos uma das únicas cidades do país que tem um cuidado de ponta a ponta com a educação alimentar. Temos a Fazenda Urbana do Cajuru, em breve teremos a da CIC; temos as feiras e o Mercado Municipal; temos mais de 140 hortas urbanas pela cidade; temos o projeto Mesa Solidária; temos os restaurantes populares, que traz comida a preços acessíveis à população; e temos os Armazéns da Família”, listou o prefeito em exercício. A prestação de contas de Eduardo Pimentel foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Curitiba (veja aqui).