Polo Motociclista em Curitiba? Rua João Negrão é tema de podcast

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão e edição: Ricardo Marques — publicado 22/10/2025 09h00, última modificação 23/10/2025 13h02
Motos, peças para motos ou acessórios? Delegada Tathiana Guzella (União) defende no CMC Podcasts que a histórica rua de Curitiba deve ser ponto oficial da cultura motociclística.
Polo Motociclista em Curitiba? Rua João Negrão é tema de podcast

O bate-papo contou com a participação do deputado estadual Tito Barichello (União) e do empresário Silvio Laerte Carvalho. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

O CMC Podcasts publicou, nesta terça-feira (21), o 20º episódio da primeira temporada da série “Você quer que vire lei?”, iniciado em 2025,  que dá visibilidade a projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No estúdio, a entrevistada foi a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), que apresentou à população o projeto de lei que cria o Polo Motociclista de Curitiba.

A proposta tramita no Legislativo desde janeiro e reconhece oficialmente a rua João Negrão, no bairro Rebouças, como um dos principais pontos de convivência e fomento da cultura motociclística em Curitiba. O projeto valoriza o comércio local de motos, peças para motos, capacetes, acessórios, oficinas mecânicas e motos elétricas, fortalecendo o setor e estimulando a economia regional.

No episódio, a Delegada Tathiana Guzella (União) explica que o objetivo é reconhecer o motociclismo como manifestação cultural e atividade econômica, promovendo um espaço urbano mais seguro, organizado e atrativo para motociclistas, comerciantes e turistas que frequentam a região da João Negrão — tradicional endereço de lojas de motos e peças em Curitiba, além de trazer depoimentos dos motociclistas e a história da rua João Negrão.

O bate-papo foi conduzido pelo jornalista Alex Gruba, da Diretoria de Comunicação Social (DCS), e contou com a participação do deputado estadual Tito Barichello (União), que falou sobre os impactos da iniciativa na segurança pública, e do empresário Silvio Laerte Carvalho, proprietário da Road Moto Shop, que compartilhou sua experiência sobre o comércio voltado aos motociclistas e o potencial de crescimento do setor em Curitiba.

Projeto do Polo Motociclista tramita com substitutivo

A ideia de Guzella é que a área seja delimitada em três quadras da rua João Negrão, entre as ruas Engenheiros Rebouças e Chile, região que concentra lojas de motos, peças e artigos voltados ao público motociclista. O projeto de lei (005.00147.2025), que tramita com o substitutivo geral (031.00110.2025), apresentado em maio de 2025, recebeu ajustes no texto original para ampliar a transparência e prever a análise de impacto financeiro antes da implementação.

O CMC Podcasts também está no Spotify.

De acordo com o novo texto, o Poder Executivo deverá elaborar um estudo técnico prévio sobre os custos e benefícios da proposta, especialmente em relação às eventuais renúncias fiscais que poderão ser concedidas às empresas da região.

O substitutivo também reforça que o Polo Motociclista de Curitiba terá como metas o fomento ao turismo temático, o desenvolvimento sustentável do comércio local, a valorização da cultura sobre duas rodas e a realização de eventos voltados à integração entre motociclistas e comunidade.

A iniciativa já recebeu pareceres dos colegiados de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Finanças e Fiscalização, e aguarda análise da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação.

Assista à íntegra do episódio 20 do “Você quer que vire lei?”:

Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.