Podcast da CMC debate nova licitação do transporte coletivo de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/09/2025 15h35, última modificação 26/09/2025 16h34
O sétimo episódio da segunda temporada do podcast Curitibou?, produzido pela Câmara Municipal de Curitiba, recebeu o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto.
 Podcast da CMC debate nova licitação do transporte coletivo de Curitiba

O podcast foi gravado em uma locação especial: no Memorial da Segurança no Transporte. (Foto: Reprodução/CMC Podcasts)

Gravado no Memorial da Segurança no Transporte, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o episódio 7 da segunda temporada do programa Curitibou? foi ao ar nesta sexta-feira (26). Em formato diferente dos demais, o especial conta com um único entrevistado: o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Maia Neto. Ele respondeu perguntas sobre a renovação da frota, o valor da tarifa, os investimentos previstos e a participação popular no processo de licitação do transporte coletivo da capital paranaense.

O bate-papo contou com a participação de dois jornalistas da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC): Michelle Stival, coordenadora das redes sociais do Legislativo, e Marcio Silva, coordenador de conteúdo editorial. O novo podcast já pode ser ouvido no CMC Podcasts, tanto no YouTube quanto no Spotify do Legislativo.

Transição do sistema, valor da tarifa e participação popular

A última concessão do transporte coletivo foi em 2010, e os contratos atuais vencem no fim de 2025. Agora, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Prefeitura de Curitiba e a Urbs preparam uma nova licitação para os próximos 15 anos, com previsão de aproximadamente R$ 4 bilhões em investimentos

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

No programa, o presidente da Urbs explicou como será feita a transição entre as atuais concessionárias e as novas empresas e falou sobre a promessa de manutenção do valor da tarifa em R$ 6 até a entrada dos futuros contratos. Também detalhou as formas de consulta pública e participação da população na construção do edital.

Renovação da frota, meio ambiente e infraestrutura

Outro destaque do episódio foi a renovação da frota, com a previsão de inclusão de 245 ônibus elétricos nas ruas e a substituição de 149 veículos a diesel por modelos menos poluentes, em linha com as metas ambientais da cidade para 2030 e 2050. Ogeny Maia Neto também detalhou medidas contra a superlotação, reforço de linhas e ampliação do número de biarticulados. Além disso, apresentou novidades em estações-tubo e terminais, cuja manutenção passará a ser responsabilidade das concessionárias.

Integração, ampliação das linhas e programas sociais

O debate com os jornalistas da CMC ainda abordou a ampliação da integração temporal, com a possibilidade de o usuário realizar mais trajetos com apenas uma passagem. Foi discutida, também, a proposta de criação de um bilhete único mensal, com viagens ilimitadas. A nova concessão prevê a implantação de cinco linhas inéditas e ajustes em outras rotas. 

O CMC Podcasts também está no Spotify.

Outro ponto foi o registro de desembarques, que passará a integrar os dados do sistema, auxiliando o planejamento da rede de transporte coletivo. Também ganharam espaço programas sociais como o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, já responsável por atender milhares de pessoas em busca de inserção no mercado de trabalho, e o Cartão Curitiba+, que oferece descontos fora dos horários de pico e deve ser ampliado na nova concessão.

Quer saber mais sobre a nova licitação do transporte coletivo de Curitiba? Assista à íntegra do episódio 7 do Curitibou?:



Curitibou?: entretenimento e curitibanices em um só programa

A série Curitibou? é um espaço de entretenimento na grade do CMC Podcasts, que aborda todas as “curitibanices” que envolvem a cidade e sua população. Além dela, a programação conta com outros títulos produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara, como o Você na CMC, destinado a apresentar serviços e campanhas do Legislativo, e o Você quer que vire lei?, no qual vereadoras e vereadores defendem seus projetos de lei favoritos.