CMC analisa a Semana do Combate ao Relacionamento Abusivo
O autor do projeto, Toninho da Farmácia, alega que o tema é “extremamente importante e deve ser debatido pela população”. (Foto: Canva)
A criação da Semana Municipal do Combate ao Relacionamento Abusivo está em discussão no Legislativo da capital do Paraná, por iniciativa do vereador Toninho da Farmácia (PSD). O parlamentar submeteu um projeto de lei à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para que, anualmente, na semana do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, uma campanha de conscientização sobre o tema seja realizada na cidade (005.00479.2025).
Com quatro artigos de lei, o projeto cria a data, insere a Semana Municipal do Combate ao Relacionamento Abusivo no Calendário Oficial de Eventos e indica, aos órgãos do Poder Público, que sejam realizadas palestras, audiências públicas e seminários sobre o tema, além da distribuição de materiais educativos com orientações para os envolvidos e suas famílias. “O assunto é delicado e pode despertar traumas, mas é importante”, assinala o vereador.
Na justificativa da proposição, Toninho da Farmácia elenca sinais de que a pessoa pode estar vivenciando um relacionamento abusivo: querer afastar o outro de tudo, manipulação, ameaça econômica, enxergar como uma propriedade, humilhação, violência, chantagem, ciúme, paranoia e invasão de privacidade, por exemplo. “Sair dessa dinâmica abusiva exige muito mais do que esforço por parte da vítima”, alertou o parlamentar.
“A ajuda de amigos e familiares, acompanhamento psicológico e orientação jurídica são aparatos que fazem toda a diferença para que a sobrevivente se sinta segura para abandonar seu abusador”, diz Toninho da Farmácia, justificando a importância da proposição. O projeto de lei foi protocolado no dia 25 de junho e já está apto para votação em plenário. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
