Plenário confirma Dia das Mães e dos Pais nas escolas municipais

por Assessoria Comunicação publicado 19/02/2019 14h00, última modificação 04/11/2021 07h36
Nesta terça-feira (19), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em segundo turno dois projetos do vereador Thiago Ferro (PSDB). Um deles é o que institui a comemoração do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (005.00245.2017). O outro projeto é o que institui o Sistema Informativo QR Code, na capital (005.00240.2017). Além dessas proposições, foi aprovada em primeira votação a proposta de Jairo Marcelino (PSD) que denomina de Kazuo Arasaki, um dos logradouros públicos da Capital (009.00016.2018).

O projeto que institui a comemoração do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais recebeu 16 votos favoráveis, 4 negativos e 1 abstenção. Ferro agradeceu pelo alto nível do debate durante a primeira discussão do projeto (leia mais). Ele disse que buscou informações sobre a pesquisa do Censo 2010 apontada por Professor Euler (PSD), que dizia que as composições familiares ditas não tradicionais já superavam percentualmente a composição tradicional (pai, mãe e filhos). De acordo com o Ferro, o que aumentou foi o número de casais heterossexuais sem filhos.

Professora Josete (PT) mencionou que o Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma pesquisa sobre o assunto e o resultado apontou que 77% das pessoas que responderam à pesquisa se posicionaram contrárias à medida. Para Ferro, tal número não representa a população de Curitiba, pois somente 31 pessoas votaram na pesquisa.

FAS
Ferro aproveitou sua fala na tribuna para agradecer aos colegas pelo companheirismo nestes anos de mandato que ele cumpriu na Câmara. Nomeado pelo prefeito Rafael Greca como presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Ferro assumirá o cargo na tarde desta terça. “A FAS ampliará o sonho que me trouxe até aqui”, disse o parlamentar. Diversos vereadores manifestaram seu apreço por Ferro e desejaram boa sorte ao vereador em sua nova função. Herivelto Oliveira (PPS), por exemplo, entende que as atividades desenvolvidas pela FAS são de fundamental importância para o município. “Precisamos de uma política ativa para resolver os problemas sociais da cidade”, declarou ele. Colpani (PSB) destacou que Ferro é um homem sensível e cristão, o que pode ser positivo à frente da FAS.

“Nós ficamos muito felizes quando um vereador assume uma pasta tão importante quanto a da área social. Principalmente porque temos a experiência que a vereança nos dá”, afirmou Julieta Reis (DEM). Ela comunicou que a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi transferida de hoje para a semana que vem em função da posse do vereador. Bruno Pessuti (PSD) parabenizou Ferro e sugeriu que o município trabalhasse com um cadastro de moradores de rua.

Para Osias Moraes (PRB) o trabalho que Ferro desenvolverá na FAS será de grande importância para o município. Fabiane Rosa (DC) o parabenizou e destacou que em alguns casos a FAS realiza o recolhimento do morador de rua, mas não dos seus animais. A vereadora pediu para que a prefeitura tenha esse cuidado. “Existem alguns abrigos que têm canil”. Fabiane se colocou à disposição para fazer um trabalho de atendimento às pessoas e seus animais de estimação.

Também se manifestaram os vereadores Oscalino do Povo (Pode), Colpani (PSB), Tico Kuzma (Pros), Serginho do Posto (PSDB), Maria Manfron (PP), Professor Silberto (MDB), Mauro Bobato (Pode), Cristiano Santos (PV), Felipe Bragas Côrtes (PSD), Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT), Jonny Stica (PDT), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Mestre Pop (PSC), Jairo Marcelino (PSD) e Ezequias Barros (PRP).

QR Code

Com 24 votos favoráveis, foi confirmado o projeto que disponibiliza informações sobre espaços públicos como parques e praças por meio de tecnologias inteligentes, como o QR Code, na cidade de Curitiba (005.00240.2017). Fruto de conversas do vereador Thiago Ferro com o Instituto Municipal de Turismo, o projeto pretende que as pessoas tenham acesso às informações gerais sobre monumentos e locais de importância histórica e cultural fazendo uso da tecnologia QR Code. Na sessão de ontem (leia mais), Ferro mencionou exemplos de ruas como a XV de Novembro e a Prudente de Moraes que já usam a tecnologia, além de um mapa voltado para crianças (Curta Curitiba Piazada) com o mesmo recurso.

De acordo com Ferro, “com apenas um QR Code vem um vídeo, vem uma história daquele lugar que facilita tanto para o turista, como por exemplo aos estudantes curitibanos, para conhecer a história daquele lugar”. Ele lembrou que a Galeria de Vereadoras de Câmara utiliza o recurso para contar a história das mulheres na política de Curitiba.

Denominação

O plenário também aprovou o projeto de Jairo Marcelino que denomina de Kazuo Arasaki, um dos logradouros públicos da capital. Kazuo foi motorista de ônibus da linha Abranches por mais de 40 anos. A homenagem foi uma sugestão da população do bairro. “Homem honrado, amigo, gentil, prestativo com todas as pessoas, independente de quem fosse”, disse Marcelino.