Pioneiro do self storage, empresário será Vulto Emérito de Curitiba
Autor da proposta, Zezinho Sabará destacou a trajetória profissional e o legado empresarial do homenageado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (22), em primeiro turno unânime, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou um projeto de decreto legislativo para reconhecer o empresário Almir Wilhelm Parigot de Souza Filho com o Vulto Emérito da capital paranaense. Proposto pelo vereador Zezinho Sabará (PSD), o título é a principal homenagem do Legislativo a um curitibano, enquanto a Cidadania Honorária é direcionada a pessoas naturais de outras cidades.
Zezinho Sabará destacou a trajetória profissional e o legado empresarial do homenageado. Souza Filho é o fundador e diretor de Operações da empresa Espaço A+ Self Storage, pioneira na área de armazenagem e self storage em Curitiba. “É um homem que sempre acreditou em nossa cidade e ajudou a gerar empregos e oportunidades para muitas famílias curitibanas”, disse o autor.
O vereador também afirmou que a empresa já conta com três unidades em funcionamento na cidade e outras duas em obras, com a inauguração prevista para o ano de 2025. “Esses empreendimentos mostram a confiança dele em Curitiba e o quanto ele acredita no potencial da nossa gente”, observou Zezinho Sabará.
O presidente Tico Kuzma (PSD) frisou o pioneirismo de Souza Filho ao empreender no segmento de sef storage e beneficiar outros empresários da cidade de Curitiba. Ele indicou que hoje já existem grandes empresas que usam depósitos para armazenar seus estoques, em vez de investir em espaços próprios.
“As pessoas muitas vezes mudam de casa e deixam sua mudança lá, até encontrar um novo local, [...] tem tudo a ver com o mundo moderno”, comentou Meri Martins (Republicanos). O self storage, acrescentou Zezinho Sabará, também é usado por vendedores ambulantes. Os vereadores Serginho do Posto (PSD) e Renan Ceschin (Pode) também participaram do debate, em apoio à homenagem ao empresário curitibano.
Aprovado com 23 votos favoráveis, o projeto retorna à pauta do plenário, para a análise em segundo turno, na manhã da próxima segunda-feira (27). A proposta seria votada na semana passada, mas foi adiada por três sessões, a pedido do autor, devido à hospitalização do homenageado (116.00006.2024). Os critérios para a concessão do título de Vulto Emérito, assim como o de Cidadania Honorária de Curitiba e os prêmios entregues pelo Legislativo, são fixados pela lei municipal 109/2018.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba