Pessuti representa Câmara no debate sobre transporte público em Brasília

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2013 13h25, última modificação 20/09/2021 11h26

O vereador Bruno Pessuti (PSC) participou, na terça-feira (29), de uma udiência promovida pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discutir um novo modelo de financiamento do transporte público, baseado na universalização do vale-transporte. O parlamentar relatou o debate durante sessão plenária desta quarta-feira (30) na Câmara de Curitiba.

Um dos assuntos discutidos na Câmara Federal foi um novo modelo de financiamento, proposto pelo prefeito Gustavo Fruet, com a participação dos empregadores. “Possibilitaria uma tarifa de até um real. O custo seria mínimo para quem é empregador, porém, é preciso mudança nas leis federais para que isto se concretize”, defendeu.

No modelo proposto, todas as empresas e órgãos públicos repassariam, obrigatória e diretamente para o sistema de transporte coletivo, o valor correspondente ao vale-transporte de todos os seus empregados, que passariam a utilizar um cartão semelhante ao vale-transporte atualmente existente.

Na avaliação de Bruno Pessuti, que representou a Câmara de Curitiba, a audiência foi muito positiva. “Com certeza ampliará o debate sobre novas ormas de financiamento para o transporte público”, afirmou.

O líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), registrou que há a necessidade de se discutir esta ideia na região metropolitana. “Será agendada a apresentação deste projeto, que não tem o destaque merecido pelos formadores de opinião, mas que vai favorecer muitos trabalhadores e estudantes. Vamos multiplicar este debate em outras câmaras municipais”, disse.

De acordo com a proposta, trabalhadores e estudantes de baixa renda não precisariam pagar pelo transporte público nos trajetos até o emprego e instituições de ensino. Apenas usuários eventuais e turistas pagariam a tarifa integral.

O projeto é inspirado no sistema adotado na cidade francesa de Lyon e estabelece que empresas e órgãos públicos repassem diretamente para o sistema de transporte coletivo o valor correspondente ao vale-transporte. A responsabilidade sobre o custo seria das empresas, que poderiam abatê-lo do imposto de renda, como já prevê a legislação do vale-transporte.

Meio Ambiente

Bruno Pessuti, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na manhã de terça acompanhou o senador paranaense Sergio Souza em uma reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Controle do Senado Federal. Entre os temas debatidos na reunião estava a proposta de alteração do Código Florestal para permitir o uso de espécies frutíferas em reservas legais e áreas de preservação permanente na Amazônia Legal e, em pequena propriedade ou posse rural familiar.