Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 30 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2013 13h20, última modificação 20/09/2021 12h21
Cobaia 1
O vereador Professor Galdino (PSDB) declarou em plenário que está disposto a ser cobaia humana para a realização de testes em laboratórios de pesquisa. “É público e notório que defendo a causa animal. Eu me ofereço de cobaia para a realização de testes, porém, em contrapartida, quero garantias de que nenhum animal será utilizado em testes de medicamentos e alimentos”, afirmou.

Cobaia 2
Para Galdino, iniciativas assim podem salvar centenas de vidas inocentes. “Tomei esta decisão consciente. É muito importante que nós deixemos o antropocentrismo de lado, hoje temos que primar pelo biocentrismo”, disse o vereador. (Foto 1)

Orçamento público I
A sessão ordinária desta quarta-feira (30) foi a segunda, das três consecutivas, para recebimento de emendas ao projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 (013.00011.2013). Conforme a mensagem do prefeito Gustavo Fruet, a adequação é necessária para compatibilizar o texto já sancionado com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Orçamento público II
Os vereadores têm até a sessão da próxima segunda-feira (4) para apresentar emendas à matéria. Após esse período, as emendas são analisadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que poderá admiti-las ou não. Em seguida, o projeto vai para a pauta para discussão e votação. Além desta alteração, os vereadores devem votar, até 20 de dezembro, o PPA e o orçamento público para o ano que vem.

Congratulações
O líder do PV, Cristiano Santos, entregou votos de congratulações e aplausos a Carlos Eduardo Bueno Malta, de apenas 2 anos de idade, que participou do desfile cívico realizado no Cajuru, em 15 de setembro, quando se vestiu de guarda municipal mirim. Segundo o parlamentar, a criança usou as vestes da Guarda Municipal para homenagear a avó, que é supervisora do órgão. (Foto 2)

Presenças
Cristiano Santos (PV) ainda registrou em plenário a presença do vereador Givanildo Soares Cabral (PR), de Antonina. Também acompanharam a sessão desta quarta-feira alunos, com idade entre 15 e 17 anos, do Colégio Estadual “Hasdrubal Bellegard”, do Sítio Cercado.

Seminário I
Em registro à Casa, a vereadora Professora Josete (PT) informou aos parlamentares que Curitiba será sede do Seminário “Ouvir a Mulher: um novo significado à participação”, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro. O evento é uma realização da União Brasileira de Mulheres (UBM), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). (Foto 3)

Seminário II
O seminário – que também será promovido em Fortaleza (CE) e Manaus (AM) – tem o objetivo de qualificar a ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), estimular a gestão participativa e ampliar o controle social relacionado à política de atenção integral à saúde da mulher. Informações no e-mail ouviramulher@gmail.com ou pelos telefones (41) 8853 8867 / 9967 9532.

Servidor
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), registrou em plenário que nesta quarta-feira (30) será realizada, às 20 horas, no plenário, a sessão solene para entrega do título “Servidor Público Padrão”. A honraria, instituída pela lei municipal 10.680/2003, visa destacar o trabalho de funcionários públicos municipais ativos e inativos. Doze pessoas serão homenageadas neste ano. (Foto 4)

Mobilidade I
Valdemir Soares (PRB) destacou que R$ 87 milhões serão investidos pelo Executivo, em parceria com o Governo Federal, na implantação de corredores exclusivos para ônibus coletivos. “Ficamos felizes em saber que a Prefeitura de Curitiba, além de acatar nossa sugestão, conseguiu recursos para obras que vão melhorar o trânsito da capital. Não poderia deixar de enaltecer isso”. (Foto 5)

Mobilidade II
O recurso é parte dos R$ 5,2 bilhões que serão destinados à capital pelo Governo Federal, conforme anunciado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (29). “Somando 20 anos do que já foi investido aqui, o valor não chega à verba que virá para Curitiba agora. O recurso que será investido é o equivalente ao orçamento anual do município”, frisou o presidente Salamuni.