Pessoas desaparecidas, fiação ociosa e mais notas do dia 15 de agosto

por Maurício Geronasso*, especial para a CMC — publicado 15/08/2022 12h50, última modificação 18/09/2022 11h04
Confira o registro dos debates, visitas em plenário, proposições lidas no pequeno expediente e outros conteúdos.
Pessoas desaparecidas, fiação ociosa e mais notas do dia 15 de agosto

Notas da sessão plenária da CMC de 15 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Pessoas desaparecidas*
Citando o aumento de 5% nos índices de pessoas desaparecidas em relação ao ano de 2020, parlamentar frisou projeto de lei, em discussão nas comissões permanentes, com a proposta de implementar "o sistema de alerta, que cria uma rede digital para rápida elucidação em desaparecimentos, raptos e sequestros". De acordo com Flávia Francischini (União), a implantação do sistema não traria ônus e a comunicação entre as polícias Militar, Civil e a Guarda Municipal seria mais rápida e efetiva.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Fiação ociosa*
A organização dos fios soltos nos postes do Centro Histórico de Curitiba, com o objetivo de melhorar a paisagem urbana e a segurança da população, foi registrada em plenário. Segundo vereador, os trabalhos da Copel começam nesta segunda-feira (15) e poderão ocasionar o bloqueio de algumas vias.  “O cabeamento ocioso e a fiação solta nos postes são um problema antigo", disse Oscalino do Povo (PP).

Curitiba sem Drogas*
Vereador salientou a realização de atividade do Quero Curitiba Sem Drogas, no último fim de semana, evento que faz parte do calendário oficial de eventos da capital. “A gente celebra a retomada dos eventos no município”, afirmou Ezequias Barros (PMB)

Obras públicas*
As obras de revitalização nas ruas e calçamentos do conjunto Vitória Régia, no bairro CIC, foram elogiadas em plenário. Segundo parlamentar, a demanda era antiga. “A população e o comércio da região enfrentavam problemas constantes devido às condições precárias das ruas e calçamentos”, relatou Toninho da Farmácia (União). 

Visita de escola*
Alunos do 4° e 5° ano do Colégio Sesi Internacional, acompanhados de professores, acompanharam, nesta manhã, trecho da sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Regularização fundiária*
Informações sobre a regularização da área Jardim Califórnia, localizada no entorno das ruas Jeremias Maciel Perretto, Ivette Puglielli e Engenheiro Lourval Maciel, no bairro Mossunguê, é tema do requerimento à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) (062.00544.2022).

Transporte público*
Informações com os dados referentes à média de passageiros por horário do transporte público em cada dia da semana, além das alterações de quantidade e modelos de ônibus da frota em horários considerados de pico, fazem parte do pedido de informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) protocolado na CMC (062.00547.2022).

Imóvel desocupado*
Foi protocolado na CMC um pedido de informações ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), solicitando esclarecimentos sobre a propriedade do imóvel localizado na rua Doutor Dário Lopes dos Santos, nº 1901, no bairro Jardim Botânico (062.00545.2022).

Agentes e equipamentos*
Requerimento indaga a Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre a aferição dos equipamentos de geolocalização (062.00546.2022), bem como a devida identificação de agentes terceirizados cedidos à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (062.00545.2022).

Coautoria de proposições*
Protocolados dois pedidos de ingresso na autoria de projetos de lei. O primeiro projeto (414.0009.2022) institui a Casa de Passagem e Cultura Indígena, com o objetivo de acolher os povos originários que circulam de forma temporária pelo município (005.00092.2022); e o segundo (414.00020.2022) veda o uso de arquitetura hostil nos espaços livres e de uso público (005.00106.2022).

Restrições eleitorais I
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Restrições eleitorais II
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva