Pesar, interino, Festa da Uva e mais notas do dia 7 de fevereiro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 07/02/2023 12h50, última modificação 07/02/2023 12h55
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Pesar, interino, Festa da Uva e mais notas do dia 7 de fevereiro

Notas da sessão plenária do dia 7 de fevereiro. (Arte: Arquivo/CMC)

Votos de pesar
Um dos homenageados no minuto de silêncio observado no fim da sessão plenária desta terça-feira (7) foi o funcionário terceirizado Adélio da Rosa, falecido no último sábado (4).

Prefeitura de Curitiba I*
Bruno Pessuti (Pode) usou a tribuna para destacar as ações do prefeito em exercício Eduardo Pimentel, como a formalização junto ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, do repasse de R$ 99 milhões em recursos para investimentos em Saúde na capital. Também sobre o acompanhamento das obras de instalação dos módulos fotovoltaicos no antigo aterro sanitário do município no Caximba. Além da abertura da Retomada Smelj 2023, na última segunda-feira (6), semana que busca capacitar os profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Prefeitura de Curitiba II*
“Essas foram apenas algumas ações do nosso prefeito interino, cujo mandato hoje [7] se encerra. Foi um período muito importante para a nossa cidade, com muitas ações e realizações”, concluiu Pessuti, que ainda apresentou Ricardo Andreaza como novo chefe de gabinete do vice-prefeito de Curitiba.   

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Festa da Uva*
Sidnei Toaldo (Patriota) divulgou a 63ª edição da Festa da Uva de Santa Felicidade, que ocorre entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no Bosque São Cristóvão. “É a primeira festa após a pandemia [covid-19]. Convido a todos para prestigiar a festa da família com bastante frango, polenta e uva”, frisou Ele recebeu em plenário Paulo César Pereira, integrante da comissão do aniversário dos 145 anos do bairro de Santa Felicidade, data que será celebrada em novembro.

Feirinha e carnaval*
“Esse ano, a nossa Feira de Artesanato do Lago da Ordem completa 50 anos. A nossa feirinha é uma das maiores atrações turísticas da cidade e deve ser celebrada”, destacou Rodrigo Braga Reis (União) ao solicitar apoio dos vereadores da Casa na sugestão de indicação que enviará à prefeitura, para que inclua as celebrações no calendário oficial de eventos. “Aproveito, ainda, para pedir à Fundação Cultural de Curitiba que não prejudique o comércio de rua e os comerciantes ambulantes devidamente regularizados na nossa cidade”, completou o parlamentar.

Desistência e indicação*
Requerimento do bloco parlamentar formado pelos partidos DC/MDB informa a desistência do líder Professor Euler (MDB) da vaga da Comissão Especial para alteração da Lei Orgânica (019.00001.2023). Outro requerimento, do bloco parlamentar formado pelos partidos Podemos e Progressista, indica Bruno Pessuti (Pode) para integrar o colegiado especial (406.00001.2023).

Transporte coletivo*
Emenda modificativa (034.00002.2023), apresentada pelo prefeito, corrige a redação do artigo 1° do projeto de lei que pretende alterar a composição do Conselho Municipal de Transporte (005.00011.2023).

Ensino integral*
Professora Josete (PT) questiona a Secretaria Municipal da Educação (SME) sobre a quantidade de escolas da rede municipal de ensino que terão a oferta de ensino em período integral, bem como a previsão de contratação de novos servidores para o atendimento em tempo integral (062.00076.2023).

Covid-19*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o vereador Ezequias Barros (PMB) pergunta o número de trabalhadores da saúde dos hospitais públicos e privados, além dos servidores que vieram a óbito em decorrência ao enfrentamento da pandemia do covid-19 (062.00077.2023).

Binário no Hauer*
Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre as obras de projeto viário e extensão do binário entre as ruas Oliveira Viana e João Soares Barcelos, no bairro Hauer (062.00078.2023).

Unidade de saúde*
João da 5 Irmãos (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre as condições de espera dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Domingos, no bairro Cajuru. O parlamentar alega ter recebido reclamações de que usuários ficam descobertos e sem proteção em dias de chuva até que a unidade seja aberta (062.00079.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva