Pedido de urgência, Tribunal do Júri e mais notas do dia 8 de fevereiro

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 08/02/2023 11h50, última modificação 08/02/2023 14h07
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Pedido de urgência, Tribunal do Júri e mais notas do dia 8 de fevereiro

Notas da sessão plenária do dia 8 de fevereiro. (Arte: Arquivo/CMC)

Coleta de assinaturas
Alexandre Leprevost (Solidariedade) pediu a assinatura dos vereadores ao requerimento de urgência ao projeto de lei que estende por mais seis meses o prazo para pagamento das multas por descumprimento de medidas sanitárias na pandemia (005.00008.2023). “A maioria dos comerciantes ainda está em retomada econômica, sendo que muitos ainda não conseguiram sequer estabilizar suas despesas ou equilibrar seu faturamento”, justifica o parlamentar, autor da iniciativa.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC

Nota de pesar
O falecimento do ator curitibano Luiz Carlos Pazello, na noite de terça-feira (8), foi lamentada na CMC por Herivelto Oliveira (Cidadania). “Ator muito conhecido, por suas dezenas de peças de teatro, e que também era um dos sócios do Teatro Lala Schneider, ao lado de Luiz Carlos Fiani”, disse o parlamentar. O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), prestou condolências à família.

Pacote de investimentos
O vereador Bruno Pessuti (Pode) elogiou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, pelo anúncio de um pacote de R$ 3,4 bilhões em obras de infraestrutura por todo o estado, inclusive na Grande Curitiba. “A ideia é fazer do Paraná o grande centro logístico da América Latina”, destacou Pessuti, frisando que as obras no anel viário e nas rodovias do entorno de Curitiba desafogarão o tráfego na cidade, melhorando a vida das pessoas.

Tribunal do Júri
Pier Petruzziello (PP) pediu atenção da sociedade curitibana ao julgamento do médico Raphael Suss, acusado do feminicídio de Renata Muggiati, em 2015, quando eram namorados. “Renata era minha amiga. A gente pede justiça. Nenhum crime a gente pode aceitar, ainda mais sendo feminicídio”, disse o vereador, que citou nominalmente a banca de advogados de acusação.

Ensino integral I*
Professora Josete (PT) questiona a Secretaria Municipal de Educação sobre a quantidade de escolas da rede municipal de ensino em período integral, bem como suas localizações e o responsável pelo transporte dos alunos (062.00080.2023).

Ensino integral II*
Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a quantidade de escolas da rede municipal de ensino que terão a oferta de ensino em período integral (062.00082.2023).

Binário*
Tito Zeglin (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a implantação de sistema binário para melhoria do trânsito nos bairros Fanny e Novo Mundos (062.00081.2023).

Trânsito*
Requerimento do Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a existência de projeto viário para solucionar os frequentes congestionamentos na região do Viaduto do Colorado (062.00083.2023).

Coautoria de proposição*
Marcelo Fachinello (PSC) solicitou o ingresso como coautor (414.00014.2023) do projeto de lei que institui no calendário oficial de eventos do município a “Taça das Favelas” (005.00013.2023). A inciativa é do vereador Dalton Borba (PDT).

Informe à Casa*
Líder do governo, Pier Petruzziello (PP) registrou em plenário o retorno do prefeito Rafael Greca às atividades no Executivo de Curitiba, nesta terça-feira (8). Ele estava em Portugal, representando a capital paranaense num fórum de líderes empresariais. O vice Eduardo Pimentel havia assumido temporariamente a Prefeitura de Curitiba.

Visitas em plenário*
Foram recepcionados em plenário, pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), os vereadores da cidade de Araquari/SC, Manoel Cabral (Republicanos), Helizandro de Souza (PSDB) e Liniquer Pauline (PSDB). Também foi registrada a presença de Amarildo dos Santos presidente do Conselho de Segurança (Conseg), dos bairros Fanny, Lindoia e Novo Mundo.

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Serginho do Posto (União), o plenário também observou um minuto de silêncio pelos mortos após terremoto na Turquia e na Síria.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba