Parlamento Jovem: CMC recebe visitas técnicas de vereadores mirins

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 10/10/2022 15h40, última modificação 10/10/2022 15h48
Alunos de oito escolas que fazem parte do 4º Parlamento Jovem farão visitas ao plenário para conhecer o trabalho dos vereadores. Projeto é parceria do TRE-PR com a Escola do Legislativo.
Parlamento Jovem: CMC recebe visitas técnicas de vereadores mirins

Escola do Legislativo, coronel Ghisi e estudantes do Colégio Beatriz Faria Ansay na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Quatro vereadores mirins do Colégio Cívico Militar Beatriz Faria Ansay visitaram a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (10), para conhecer o funcionamento de uma sessão plenária. Os alunos fazem parte da quarta “legislatura” do Parlamento Jovem, um projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Escola do Legislativo. Fazem parte do 4º Parlamento Jovem 34 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de oito colégios estaduais da capital paranaense. A visita técnica está aberta a todos integrantes do projeto.

>> Assista à cerimônia na íntegra no YouTube da CMC. Confira, no Flickr, o álbum de fotos da posse.

Acompanhados do professor Coronel Ghisi, os alunos Diego Santana Ribeiro, Gabrielly Aleixo, Laís Camille Araújo Ferreira e Rayana Lintz Maia aproveitaram a oportunidade para aprender sobre o funcionamento do Legislativo. Eles puderam conversar com Carlos Barbosa, diretor da Escola do Legislativo, sobre a estrutura da Câmara, as atribuições do vereador e o processo de criação, discussão e votação dos projetos de lei. A expectativa é que, em novembro, todos vereadores mirins se reúnam para discutir e aprovar sugestões de projetos de lei para Curitiba.

No caso do Colégio Beatriz Faria Ansay, que tem 1.334 alunos e está localizado no bairro Tatuquara, o ingresso no Parlamento Jovem se deu com o incentivo do professor Leandro Gobbi. Os alunos criaram quatro partidos de fantasia, com recortes temáticos, organizaram as convenções e eleições gerais dentro do colégio. Mais votado, Diego Ribeiro hoje desempenha um papel de representação estudantil dentro da escola, mas os quatro estão elaborando juntos propostas do colégio para serem sugeridas aos vereadores de Curitiba.

Pretendemos apresentar um projeto de lei que foi discutido com a participação dos alunos do colégio, para que cada escola da cidade possua ao menos dois funcionários com formação e conhecimento de primeiros socorros, para atendimentos em caso de emergência”, adiantou Diego Ribeiro. Mais visitas de escolas participantes do 4º Parlamento Jovem estão programadas para esta semana na CMC. 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba