Parlamento Jovem: Câmara de Curitiba empossa vereadores mirins

por Assessoria Comunicação publicado 28/02/2018 15h40, última modificação 26/10/2021 08h17
Os 38 vereadores mirins de Curitiba foram empossados na sessão desta quarta-feira (28) da Câmara Municipal, para um mandato de um ano. Eleitos em outubro 2017 por meio do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os estudantes têm de 12 a 16 anos, com destaque à bancada feminina – 15 dos jovens parlamentares são meninas. Eles fazem parte de seis colégios estaduais da cidade e disputaram o pleito por meio de partidos “fantasia”, entre 2.495 candidatos.
 
Confira todas as fotos no Flickr da Câmara. 
 
A Câmara aderiu ao programa em novembro do ano passado, após firmar um convênio com o TRE-PR. Os vereadores mirins foram diplomados no mesmo mês, nos mesmos moldes de uma eleição parlamentar. A Casa agora orientará os estudantes sobre as atividades legislativas, para que no final do ano a iniciativa resulte no protocolo de um projeto de lei. Serão realizadas, por exemplo, visitas às sessões plenárias e às reuniões das comissões.

“A gente não era muito acostumado com política e gostei do projeto porque conseguimos nos aproximar. Quis me inscrever [candidatar] para ver um pouquinho mais como eram os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirmou a estudante Júlia Giroldin Cornelsen, da Escola Estadual Ernani Vidal, que fez o pronunciamento em nome dos demais vereadores mirins. Já a leitura do termo de compromisso, antes do juramento, foi realizada por Jean Carlos Andrade Rocha, do Colégio Estadual Euzébio da Motta.

O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), destacou o convênio com o TRE-PR. “É muito importante quando o Tribunal Regional Eleitoral, que diploma os vereadores, aprova as contas dos vereadores e dá legalidade a seus mandatos, faz um convênio, um programa com essa vontade muito grande de aproximar o jovem da política”, disse ele. “Acompanhei a diplomação, em 2017, e agora estamos fechando este ciclo de posse, para que vocês possam atuar como vereadores mirins. Que vocês continuem a ser bons alunos, a contribuir com suas famílias. Que façam em seus mandatos boas ações, representem suas escolas e até mesmo a comunidade.”

“Este projeto com certeza terá resultado daqui um ano”, avaliou o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, que falou em nome do órgão. “São vocês que irão cuidar do nosso futuro. Amanhã são vocês que irão olhar para nós. E esse projeto não precisa ser só formal. Vocês precisam tirar muitas lições dele. Fazer algum projeto que possa mudar inicialmente a escola de vocês, o ensino e quem sabe o mundo”, continuou. “O que você acha de errado no mundo? Não adianta repetir o que todo mundo já fez”, sugeriu aos vereadores mirins sobre a escolha do tema da proposição que será protocolada. “Mandato não vem de mandar. É um contrato de representação.”

Mais saudações

Diversos vereadores saudaram a posse dos vereadores mirins. Após a fala de Serginho do Posto, Jairo Marcelino (PSD), o parlamentar de Curitiba há mais tempo na Casa, pediu autorização para quebrar o protocolo e usar a tribuna. “Onde não tem política não tem liberdade. Se hoje pararmos ali na frente e fizermos uma reunião com 100 pessoas, 50 de cada lado, e perguntarmos quem gosta de política, só 4 vão levantar a mão [que sim]. Mas as 96 vão depender dessas 4, que são quem fazem as leis”, declarou.

Em discurso no pequeno expediente da sessão, Tico Kuzma (Pros) destacou o momento inédito do Legislativo: “Hoje é um dia de imensa alegria para nós, vereadores, pois vemos o interesse de vocês, jovens, conhecerem um pouquinho mais de nossa cidade, nosso estado, nosso país. Vocês, no momento que participaram do processo eleitoral em seus colégios, se colocaram à disposição para contribuir com a sociedade”. Ele parabenizou todos os que concorrem às vagas, e não só os vencedores, com a ponderação que “não é fácil participar de uma eleição”.

Maria Leticia Fagundes (PV) e Rogerio Campos (PSC) salientaram que a maior parte da bancada mirim é feminina. Na Câmara Municipal de Curitiba, as vereadoras ocupam 8 das 38 cadeiras – e esta é a maior representatividade das mulheres no Legislativo da capital. Para Professora Josete (PT), o Parlamento Jovem deve ser uma lei, e não só um convênio. Ela é autora de projeto (005.00222.2017) com esse mote, devolvido a seu gabinete pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em resposta à parlamentar, Serginho do Posto disse que o debate será levado ao colégio de líderes. Ezequias Barros (PRP), Julieta Reis (DEM), Osias Moraes (PRB) e Professor Euler (PSD) também saudaram os estudantes.

Os empossados
Além de Jean e de Julia, a Câmara empossou mais 36 vereadores mirins, estudantes de outras quatro instituições da rede pública estadual de ensino. Também assumiram o mandato: Ana Leticia Alves, do Colégio Estadual Júlia Wanderley; Bryan Lucas Lopes Lemos, da Escola Estadual Ernani Vidal; Cainã Leonardo Simões, do Júlia Wanderley; Caio Augusto Ribeiro de Andrade, do Ernani Vidal; Cauã Francheti Pinheiro da Silva, do Colégio Estadual Narciso Mendes; Celline Cristina da Silva, do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães (Cesmag); David Gabriel Paitra Miranda, do Colégio Estadual Euzébio da Motta; Deborah Regina Silvestre Nitsche, do Cesmag; Denis Eduardo de Freitas, do Ernani Vidal; Fábio Gabriel Mendes Leal, do Euzébio da Motta; Fábio Rodrigues de Araújo Junior, do Ernani Vidal; Gabrielli Spontão, do Euzébio da Motta; Giovanna Aparecida Velozo Harthmam, do Cesmag; Guilherme Ribeiro Pereira, do Euzébio da Motta; Isadora Camargo dos Santos, do Cesmag; Isadora Correa Celestino, do Narciso Mendes; Isadora Rauber Washington, do Narciso Mendes; Joshua Giuffre, do Júlia Wanderley; Julia Rafaela Oliveira, do Colégio Estadual Homero de Baptista de Barros; Kamylle Marques Peternelli, do Cesmag; Kevin Rodrigues Goulart, do Homero Baptista de Barros; Khalil Hassan Weldt de Jesus, do Júlia Wanderley; Lucas de Lima Santos, do Homero Baptista de Barros; Lucas Henemann de Oliveira, do Ernani Vidal; Luis Felipe Ribeiro Alves da Luz, do Euzébio da Mota; Mariana Leticia de Souza Velharva, do Homero Baptista de Barros; Nicolas Eduardo Lima Pereira, do Homero Baptista de Barros; Nicoly Cristina Calado, do Narciso Mendes; Patrick de Lima, do Cesmag; Patrick Magnun Maciel Battu, do Cesmag; Patrick Santos, do Júlia Wanderley; Rafael de Toledo Alves, do Ernani Vidal; Rayany Alves de Oliveira, do Euzébio da Motta; Thiago Rubleski Noronha, do Júlia Wanderley; Victória Eduarda Batista, do Narciso Mendes; e Vitor Oliveira, do Júlia Wanderley.

Autoridades

O TRE-PR também foi representado pelo juízes Nicolau Konkel e Pedro Luiz Sanson Corat; e pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná e do programa Parlamento Jovem, Juliana Paula Zigovski; dentre outros servidores.

Das instituições de ensino, foram enviados como representantes oficiais: professor Carlos Stevan, Colégio Estadual Homero Baptista de Barros; professora Mônica Alves, do Colégio Estadual Narciso Mendes; diretora Olinda de Godói Ribeiro e vice-diretor Gilson dos Santos Rocha, ambos do Colégio Estadual Euzébio da Motta; diretor Mário Rizzardi, da Escola Estadual Ernani Vidal; a diretora do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, Célia Cristina Marochi; e a coordenadora do Parlamento Jovem no Colégio Estadual Júlia Wanderley, Ana Lúcia Albuquerque.