Oscalino do Povo: um copeliano como vereador da capital paranaense

por Alex Gruba | revisão: Ricardo Marques — publicado 25/01/2024 08h05, última modificação 25/01/2024 09h11
Filiado ao Partido Progressistas (PP), vereador está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Curitiba.
Oscalino do Povo: um copeliano como vereador da capital paranaense

Nas eleições de 2020, Oscalino do Povo foi reeleito com 4.093 votos. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

Oscalino de Melo tem uma forte ligação com a Copel. Por décadas, trabalhou na empresa paranaense de geração de energia elétrica. Em 1988, tornou-se responsável por uma área do cerimonial do Governo do Estado. Ao mesmo tempo, atendia a todos com a mesma cordialidade, desde integrantes da alta cúpula da política local até mesmo cidadãos mais comuns. Com essa experiência, pensou que, no dia que se aposentasse da Copel, poderia se lançar candidato.

Desde a década de 2000, Oscalino tornou-se candidato. O nome veio após uma visita ao Hospital Angelita Caron, quando foi apresentado a um homem chamado José do Povo. “Se eu for candidato, vou ser o Oscalino do Povo”, revelou o vereador, em entrevista ao programa Você me representa, do CMC Podcasts. Em 2016, Oscalino do Povo entrou na Câmara Municipal de Curitiba. Na eleição de 2020, garantiu sua permanência com 4.093 votos. Atualmente, está filiado ao Partido Progressistas (PP).

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Na bancada do CMC Podcasts, Oscalino do Povo falou sobre sua experiência na Copel, sua migração de Siqueira Campos para Curitiba e suas bandeiras defendidas no mandato. Morador do bairro Fanny, elenca como prioridade a defesa da saúde, o apoio à pessoa idosa e o fortalecimento da infraestrutura dos bairros. Entre seus projetos, Oscalino falou sobre o educador voluntário e o polo gastronômico Fanny/Lindoia.

Para atender a população dos bairros Fanny, Lindoia e Guaíra, Oscalino disse que, além de ter um escritório na região, também atende a população com um escritório itinerante, instalado em uma kombi. “A gente gosta de atender as pessoas onde possa ter mais facilidade para todos. É um ganha-ganha”, disse o vereador. Ao final do programa, o vereador, que se identifica como um parlamentar copeliano, agradeceu a experiência adquirida com diversos amigos e colegas durante os anos como funcionário da Copel.

Fiquem ligados no CMC Podcasts

A transparência é o grande objetivo da programação do CMC Podcasts. As conversas gravadas no estúdio instalado na Diretoria de Comunicação Social visam aproximar cidadãos e cidadãs de Curitiba de seus representantes parlamentares. Os episódios abordam temas diversos, desde o perfil de vereadores e vereadoras até temas relevantes para a população da capital paranaense. Os episódios são transmitidos via YouTube ou Spotify.

Assista à entrevista com o vereador Oscalino do Povo no Você me representa via YouTube ou Spotify.