Oposição muda liderança na Câmara de Curitiba; base mantém líder

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/02/2024 17h55, última modificação 26/02/2024 08h39
Blocos e bancadas têm até o começo de semestre legislativo para indicar seus líderes na Câmara de Curitiba.
Oposição muda liderança na Câmara de Curitiba; base mantém líder

No quinto mandato de vereadora de Curitiba, Professora Josete, do PT, é a nova líder da oposição. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os blocos e as bancadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) definiram suas lideranças para o próximo semestre. Professora Josete (PT) substituiu Angelo Vanhoni (PT) como líder da oposição. Já Tico Kuzma (PSD) segue na liderança do governo, função assumida há um ano, após a saída de Pier Petruzziello (PP).

Na oposição, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) passa da segunda para a primeira-vice-liderança. Vanhoni, de líder para a função de segundo-vice-líder da oposição (042.00012.2024). Assim como Kuzma, Bruno Pessuti (Pode) e Sabino Picolo (União) seguem como o primeiro e o segundo-vice-líderes. Pessuti foi quem substitui Kuzma durante licença médica, em setembro de 2023.

Rodrigo Reis segue à frente da maior bancada na Câmara de Curitiba, do partido União Brasil, que possui oito membros e não forma bloco com outras legendas. Já as vices lideranças da bancada foram alteradas: João da 5 Irmãos substitui Toninho da Farmácia como primeiro-vice-líder. Antes vaga, a segunda vice-liderança ficou com Sabino Picolo (042.00019.2024). A janela partidária vai de 7 de março a 5 de abril.

Os líderes atuam como porta-vozes de seus grupos políticos na Câmara de Curitiba. Também cabe a eles encaminhar o posicionamento em votações. Conforme o Regimento Interno da CMC, indicações precisam ser feitas à Mesa Diretora no início de cada sessão legislativa, por cada bloco parlamentar, bancada partidária e federação.

O Colégio de Líderes é formado pelos líderes de partidos e de federação caso não integrem bloco; pelos líderes de blocos parlamentares; e pelos líderes do governo e da oposição (os quais têm direito à voz, mas não têm direito a voto). Saiba mais sobre o Colégio de Líderes e confira, aqui, as demais lideranças de blocos, de bancadas e da federação em funcionamento na CMC.

Blocos parlamentares da Câmara de Curitiba

A Câmara de Curitiba manteve os número de seis blocos do fim do ano passado, mas houve mudanças. A primeira delas, de caráter técnico, já que Sidnei Toaldo formalizou a mudança para o Partido Renovação Democrática (PRD), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a fusão do Patriota, do qual ele fazia parte, com o PTB. Com isso, o bloco PDT/Patriota passou a se chamar PDT/PRD.

A segunda alteração é que o Cidadania, do vereador Herivelto Oliveira, deixou o bloco antes formado com o Novo e o Solidariedade. O partido agora faz parte do bloco parlamentar PSD/PSB/Cidadania (419.00001.2024). Regimentalmente, os partido não podem mudar mais de uma vez de bloco no mesmo semestre.