Ônibus mais barato: prefeito lança Cartão Curitiba+ na Câmara de Vereadores

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/11/2023 16h25, última modificação 13/11/2023 18h35
Eduardo Pimentel agradeceu a Bruno Pessuti e à Comissão do Transporte pelas ideias que levaram ao Cartão Curitiba+.
Ônibus mais barato: prefeito lança Cartão Curitiba+ na Câmara de Vereadores

Prefeito Eduardo Pimentel no lançamento do Cartão Curitiba+ na Câmara de Vereadores.(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Quem usa o transporte público da capital do Paraná diariamente fora dos horários de pico pagará pelo menos 20% mais barato nos ônibus com o Cartão Curitiba+, lançado nesta segunda-feira (13), pelo prefeito interino Eduardo Pimentel. Ele veio anunciar a novidade na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a quem agradeceu pelo debate sobre a criação do bilhete temporal na cidade, cuja base jurídica é uma proposta do vereador Bruno Pessuti (Pode), convertida na lei 15.508/2019, que teve a implantação requisitada pela Comissão Especial do Transporte.

“Estamos lançando o Cartão Curitiba+ na Câmara Municipal para valorizar o trabalho que os vereadores fazem pelo transporte coletivo. Quero agradecer à Comissão do Transporte e prestar meu reconhecimento ao Bruno Pessuti. [O bilhete temporal] é uma grande inovação para o transporte público de Curitiba, que acabou de ser eleita uma das cidades mais inteligentes do mundo, durante a Smart Cities Barcelona”, agradeceu Eduardo Pimentel, que ocupou interinamente a Prefeitura de Curitiba até hoje, quando Rafael Greca retorna da Espanha, onde foi receber o prêmio de cidade inteligente em nome de Curitiba.

O Cartão Curitiba+ tem valor pré-pago de R$ 240, que é válido por 30 dias a partir da data de compra ou recarga do crédito. O seu uso é ilimitado e exclusivo das 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59 nos dias úteis; após às 8h30 aos sábados; e de uso livre aos domingos e feriados. Atualmente, dos 513 mil passageiros pagantes por dia no transporte coletivo, 267 mil se deslocam fora do horário de pico, e poderão ser imediatamente beneficiados se aderirem à nova modalidade de transporte. A Prefeitura espera que o valor mais barato estimule cerca de 10% dos usuários a optarem por se deslocar fora do horário de pico.

"Curitiba terá o maior Natal do Brasil nas próximas semanas, é uma oportunidade para as famílias aproveitarem para conhecer as atrações usando o transporte coletivo e economizar", ressaltou Eduardo Pimentel, que destacou o incentivo que o Cartão Curitiba+ será para as pessoas que desejam aproveitar a cidade nos finais de semana, quando poderão utilizar o transporte público livremente. Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a novidade reafirma a inovação da capital. “O transporte coletivo de Curitiba é um dos 50 mais importantes do mundo e o mais integrado do Brasil. Quanto mais usar o cartão, mais barata fica a passagem”, disse Maia Neto. "O cartão vai trazer muita economia aos passageiros que puderem transitar fora dos horários de pico", concordou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), que recepcionou as autoridades municipais na Câmara de Curitiba.