O que é adultização? Podcast da CMC explica e repercute lei do Senado

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/08/2025 13h30, última modificação 29/08/2025 16h39
No novo episódio do Curitibou? especialistas analisam a denúncia do influenciador Felca e apresentam medidas de proteção à infância e à adolescência.
O que é adultização? Podcast da CMC explica e repercute lei do Senado

Convidados do CMC Podcasts analisaram os impactos da adultização precoce no desenvolvimento emocional e os limites da exposição de crianças nas redes sociais. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Na semana em que o Senado Federal aprovou a Lei da Adultização, com a criação de novas regras voltadas à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lançou, nesta sexta-feira (29), o sexto episódio do programa “Curitibou?”, dedicado ao tema da adultização infantil. O novo podcast já pode ser ouvido no CMC Podcasts, tanto no YouTube quanto no Spotify do Legislativo. 

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

 Apresentado pela jornalista Michelle Stival, o episódio discutiu, a partir da denúncia do influenciador Felca, publicada no dia 6 de agosto, os impactos da exposição indevida de menores nas redes sociais, as consequências psicológicas da hipersexualização precoce e o papel das instituições públicas na defesa da infância

O que é adultização e como impacta crianças e adolescentes

O episódio reuniu três especialistas: a promotora de Justiça Danielle Cavali Tuoto, que integra o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) do Ministério Público do Paraná (MPPR); a psicóloga clínica e terapeuta artística Ivana Lucia, mestre pela UFPR (Universidade Federal do Paraná); e o defensor público Leonardo Canella, com atuação na Vara da Infância, Juventude e Adoção de Curitiba e também em processos que tratam da violação de direitos de crianças e adolescentes e suas consequências jurídicas. 

Ao lado da jornalista da Câmara Municipal, os convidados analisaram o tema sob diferentes perspectivas. Entre os pontos discutidos, destacaram-se os impactos da adultização precoce no desenvolvimento emocional, os limites da exposição de crianças nas redes sociais e o papel das instituições públicas na proteção da infância. Também foram apresentados os canais oficiais de denúncia disponíveis à população, especialmente em Curitiba. 

O CMC Podcasts
também está no Spotify.

O caso do influenciador digital Felca, que denunciou publicamente situações de exploração de menores, foi lembrado como um divisor de águas no debate sobre adultização infantil. Situações antes naturalizadas, como as vividas pelas paquitas nos anos 1980 e 1990, foram contextualizadas no episódio como exemplos de violações que hoje são reconhecidas juridicamente como exploração. Ao final do programa, Michelle Stival reforçou a importância da mobilização social: “Cada um de nós tem um papel importante na proteção das crianças. Adultização não é opinião, é uma questão de direito e precisa ser denunciada”.

Senado aprova adultização: nova lei amplia proteção digital

A aprovação da chamada Lei da Adultização, pelo Senado Federal, foi tratada no episódio como um marco para a proteção da infância no país. O projeto estabelece punições mais severas para a exploração no ambiente digital, amplia os mecanismos de fiscalização e fortalece os canais de denúncia. A legislação busca coibir práticas de exposição indevida de crianças e adolescentes, alinhando o Brasil a um movimento internacional de combate à exploração.

>> Assista à íntegra do episódio 6 do Curitibou? e saiba mais sobre a adultização:

Curitibou?: entretenimento e curitibanices em um só programa

A denúncia do influenciador Felca e todos os desdobramentos sobre a adultização foram tema deste “Curitibou?”, que é um espaço para entretenimento na grade do CMC Podcasts, abordando todas as curitibanices que envolvam a cidade e sua população. A programação também conta com outros podcasts produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da Casa. Entre eles estão o “Você na CMC”, destinado a apresentar serviços e campanhas do Legislativo, e o “Você quer que vire Lei?”, espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba apresentarem seus projetos de lei favoritos.