Novos vereadores recebem Guia da Câmara e outros materiais

por Fernanda Foggiato — publicado 15/12/2020 15h40, última modificação 15/12/2020 15h43
A 18ª legislatura da CMC terá 18 “novatos”. Sessão preparatória, que antecede a solenidade de posse, será nesta sexta (18), às 19 horas.
Novos vereadores recebem Guia da Câmara e outros materiais

Materiais retirados pelos novos vereadores trazem informações sobre o funcionamento da Casa. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Os vereadores eleitos para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberam, dentre outras informações, materiais sobre o funcionamento do Legislativo e a sessão preparatória, que será às 19 horas desta sexta-feira (18). Eles foram recepcionados pela Diretoria de Cerimonial entre segunda (14) e terça-feira (15), em horários escalonados, com o objetivo de evitar aglomerações.

A Guia da Câmara 2021, por exemplo, traz orientações referentes aos setores administrativos da Casa e a lista de ramais telefônicos. Elaborado em 2018 pela Diretoria de Comunicação, em parceria com o Cerimonial, o Manual do Cidadão está disponível online e fala, com uma linguagem mais descontraída, do papel do vereador.

No Livro das Legislaturas, constam todos os eleitos à CMC desde 1947, a partir da redemocratização do país e reabertura da Casa. Outro documento entregue aos novos parlamentares, o Relatório de Gestão da Comissão Executiva, relativo ao biênio 2019-2020, será apresentado na sessão plenária desta quarta (16). Os novos parlamentares também receberam o pin (boton) de vereador.

Na 18ª legislatura da Câmara de Curitiba, que será instalada dia 1º de janeiro, 18 das 38 cadeiras serão de vereadores à frente do primeiro mandato. Na segunda, estiveram na CMC: Alexandre Leprevost (Solidariedade), Carol Dartora (PT), Eder Borges (PSL), Flávia Francischini (PSL), Hernani (PSB), Nori Seto (PP), Salles do Fazendinha (DC), Sargento Tânia Guerreiro (PSL) e Sidnei Toaldo (Patriota).

Na terça, o Cerimonial recebeu: João da Loja 5 Irmãos (PSL), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcelo Fachinello (PSC), Amália Tortato (Novo), Indiara Barbosa (Novo), Denian Couto (Pode), Pastor Marciano Alves (Republicanos) e Leônidas Dias (Solidariedade). Renato Freitas (PT), até a publicação deste texto, não havia retirado os materiais na CMC.