CMC Podcasts discute projeto sobre medidor de glicose gratuito
Já está no ar o quarto episódio da primeira temporada da série “Você quer que vire lei?”, novo programa do CMC Podcasts que dá visibilidade a projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No estúdio, o entrevistado da vez foi o vereador Renan Ceschin (Pode), que apresentou, à população, o projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento gratuito de aparelhos de monitoramento contínuo de glicose (CGM) e de insumos correlatos a pacientes residentes na capital que tenham diabetes mellitus tipo 1.
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.
No episódio, o parlamentar explicou que a proposta tem como objetivo garantir mais segurança e qualidade de vida aos curitibanos que dependem do monitoramento contínuo da glicemia. O texto prevê que os equipamentos sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, incluindo sensores e transmissores necessários para o funcionamento adequado dos dispositivos (005.00394.2025).
“O fornecimento do CGM representa um avanço na política de saúde pública, reduzindo complicações associadas ao diabetes tipo 1 e ampliando a autonomia dos pacientes”, destacou Ceschin. Segundo o projeto de lei, além da entrega dos aparelhos, haverá acompanhamento médico e multiprofissional, assegurando o uso correto da tecnologia e a adesão ao tratamento. Saiba mais sobre a iniciativa.
O CMC Podcasts também está no Spotify.
O bate-papo foi mediado pelo jornalista Marcio Silva, da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba. Atualmente, o projeto de Renan Ceschin está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que elaborou um parecer por mais informações no último dia 5, e agora aguarda um posicionamento do Poder Executivo sobre o teor da proposta.
Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!
Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições — o seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada em 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.
Assista ao episódio completo, na íntegra:
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba