Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

por José Lázaro Jr. — publicado 03/11/2020 09h45, última modificação 03/11/2020 15h23
De 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer no período da pandemia do novo coronavírus.
Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

O Palácio Rio Branco ficará iluminado de azul durante o mês de novembro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Neste ano serão diagnosticados 65 mil novos casos de câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, cuja descoberta precocemente eleva para 90% as chances de cura. Este foi o alerta feito no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (3), pelo médico urologista Manoel Antônio Guimarães. “Todos os homens com mais de 50 anos de idade devem procurar o urologista, para fazer o exame físico e o [de sangue], PSA, que inclusive tem um peso maior no diagnóstico da próstata”, afirmou o profissional da Saúde. Alinhado à campanha do Novembro Azul promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Guimarães defendeu que o “homem seja protagonista da sua saúde”.

O médico urologista Manoel Guimarães falou na CMC por ocasião do Novembro Azul. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)"[No atendimento] é muito comum vermos as mulheres levando seus maridos ao consultório. Mães levando filhos. Então é preciso que os homens assumam esse protagonismo, tenham hábitos saudáveis e procurem o acompanhamento médico. Que combatam a diabetes e a hipertensão, não fumem, evitem o álcool em excesso e pratiquem atividade física, pois isto faz diferença”, aconselhou Guimarães. Ele foi convidado a falar na CMC, na abertura do Novembro Azul, pela Divisão de Saúde Ocupacional, dirigida pela médica da CMC, Rejane Maria Ferlin.

De 1º a 30 de novembro, o Palácio Rio Branco ficará iluminado de azul para simbolizar o mês de conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Tivemos o Outubro Rosa, agora começamos o Novembro Azul”, anunciou o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), afirmando que o Legislativo é parceiro da comunidade médica “na empreitada de diminuir a incidência do câncer de próstata”. Segundo a SBU, no Brasil, durante a pandemia do novo coronavírus, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma queda de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer nesse período.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).