Nova servidora, calçadas, serviços públicos e mais notas do dia 6 de dezembro

por José Lázaro Jr., Marcio Silva e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/12/2022 14h30, última modificação 06/12/2022 14h42
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Nova servidora, calçadas, serviços públicos e mais notas do dia 6 de dezembro

Notas da sessão plenária do dia 6 de dezembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Nova servidora I
A servidora Deise de Souza Carvalho, aprovada na carreira de técnico administrativo, no concurso público realizado pela Câmara de Curitiba em 2019, tomou posse no cargo nesta terça-feira (6).  Ela recebeu as boas-vindas em plenário do presidente Tico Kuzma (Pros) e foi cumprimentada por diversos vereadores e vereadoras. A cerimônia de posse foi realizada na presidência da CMC, antes do início da sessão. 

Nova servidora II
Participaram da solenidade, além de Kuzma, a diretora-geral Jussana Marques; a chefe de gabinete da Presidência, Waléria Maida; o diretor do Departamento de Administração e Finanças, Diego Martins;  a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Cristina Fonseca; e o diretor de Licitações, Roberval Moreira. Clique aqui para outras informações sobre o concurso público. 

Segundo turno
Foi confirmada, em segundo turno, a lista das 25 pessoas que serão homenageadas com o Prêmio Mérito Esportivo em 2023 (088.00001.2022). A honraria é entregue pela CMC desde 1991 e é destinada aos que “prestaram inegáveis serviços ao desporto curitibano”, dos atletas aos jornalistas esportivos, passando pelos dirigentes de clubes. As regras da homenagem constam na lei complementar municipal 109/2018.

Prazo para emendas
Hoje foi a segunda sessão para emendas ao projeto do Executivo que abre crédito suplementar de R$ 15 milhões nas finanças do Município, a fim de aumentar o capital social da Urbanização de Curitiba (Urbs) (013.00012.2022). A medida, diz a prefeitura, é para economizar, quitando antecipadamente “acordos, restituições e indenizações”, “o que reduzirá significativamente os valores, estimados na casa dos R$ 20 milhões”.

Construção de calçadas*
Requerimento do vereador Tico Kuzma (Pros) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a possibilidade do alargamento da área de calçada em frente ao Mercado Municipal localizado no bairro Capão Raso (062.00712.2022).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC. 

Educação e saúde*
Dois requerimentos de pedidos de informações oficiais da vereadora Amália Tortato (Novo) têm como objeto a resolução de problemas na área da saúde e da educação públicas. O primeiro questiona a Secretaria da Educação de Curitiba sobre a compra de livros do Programa Nacional de Alfabetização (PNA) (062.00713.2022); e o segundo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o não funcionamento do posto de saúde do bairro Santa Quitéria, no dia 14 de novembro (062.00714.2022).

Gabinete de Transição I
De volta às sessões da CMC, Carol Dartora (PT) justificou sua ausência em razão de ter sido convocada para participar do gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “Fui a Brasília, porque estou na equipe de transição da pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que é uma temática transversal, o que me levou a participar das discussões dos outros GTs [grupos de trabalho]”, disse a vereadora.

Gabinete de Transição II
“Estou muito feliz, porque pude levar para lá a política na qual a gente acredita, que vai beneficiar também as pessoas de Curitiba e do estado do Paraná. Eu quero aproveitar para agradecer a esta Casa, pois apesar de haver muitas disputas aqui dentro, ela sempre foi de muito valor para mim, pois é neste espaço que a gente pode efetivar aquilo que a gente sonha”, completou Carol Dartora.

Visitas em plenário*
Foi registrada a visita de Carlos Oroski e de João Oroski, da RTV União, recepcionados em plenário pelo vereador Mauro Bobato (Pode). 

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Oscalino do Povo (PP), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Milton Vieira, aos 100 anos de idade.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva