Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 23 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 23/10/2013 11h40, última modificação 20/09/2021 12h14
Cidadão Honorário
O plenário confirmou, em segunda votação, o projeto de lei de Helio Wirbiski (PPS) que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao otorrinolaringologista João Jairney Maniglia (006.00019.2013). O homenageado é natural de Franca (SP), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Rinologia e um dos fundadores do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (Hospital IPO).

Dia da Oração
Em segundo turno, também foi aprovada a instituição do Dia da Oração e Ação pelas Crianças, a ser comemorado em 20 de novembro. De acordo com o projeto (005.00340.2013) de Geovane Fernandes (PTB), o Poder Legislativo deve promover eventos alusivos à data, contemplando a participação da sociedade civil organizada, grupos inter-religiosos e em especial as instituições que trabalham com crianças em estado de vulnerabilidade social.

Segurança I
Foi acatada sugestão ao Executivo municipal, de Mauro Ignacio (PSB), para a implantação da ciclopatrulha, da Guarda Municipal, nas avenidas Manoel Ribas e Toaldo Túlio, na via Veneto e na rua João Falarz. O vereador justifica o requerimento devido à intensa atividade comercial e, consequentemente, à grande circulação de pedestres nos logradouros, localizados nos bairros Santa Felicidade, São Braz e Campo Comprido. (Foto 1)

Segurança II
“Com a proximidade das festividades de fim de ano, a movimentação econômica das regiões em questão tende a aumentar”, alertou Mauro Ignacio. “Com isso ocorre o aumento significativo do risco iminente de assaltos aos frequentadores e comerciantes locais, por isso a importância do patrulhamento”, complementou o vereador.

Trânsito
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), registrou a realização de reunião amanhã (24), às 10h, junto a moradores e comerciantes da região da Ceasa, no Pinheiro. A atividade reunirá representantes do Executivo e Legislativo, para a discussão de melhorias do trânsito na Linha Verde e na BR-116, até Mandirituba. Nesta semana, o primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin, já havia alertado para os problemas de mobilidade na região. (Foto 2)

Servidor Público
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), informou que na próxima segunda-feira, dia 28, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, o Legislativo de Curitiba adotará o sistema de ponto facultativo. “Faremos isso em homenagem aos nossos servidores, que tanto têm se dedicado e merecem todo o nosso reconhecimento”, disse.

Prestação de Contas
Rogério Campos (PSC) convidou os vereadores para participarem de reunião na sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) nesta quarta (23), às 14h30. Segundo Campos, a entidade fará uma prestação de contas de como estão sendo utilizados os recursos do Fundo Assistencial. O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, também esteve em plenário para reforçar o convite.

Araucária
Professor Galdino (PSDB) fez informe sobre o anúncio de investimento de R$ 22 milhões, pelo governo estadual, em Araucária. O recurso será destinado à pavimentação, urbanização e compra de equipamentos para o município da Região Metropolitana de Curitiba.

Aniversário
A segunda vice-presidente, Julieta Reis (DEM), lembrou que amanhã será comemorado o aniversário do presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV). O vereador disse que, dos 53 anos que serão completados, quase metade foram passados na Câmara de Curitiba.

Pesar
O vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), registrou em plenário o falecimento de Cláudio de Souza, nesta quarta-feira (23), vítima de câncer. Aos 66 anos, era comentarista esportivo da Rádio Iguassu AM 380, de Araucária. “Conhecia o Claudio há alguns anos e sempre enxerguei credibilidade e seriedade em seu trabalho. Era isso que ele prezava”, destacou o vereador.