Notas de Plenário - Sessão ordinária de 22 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2014 12h40, última modificação 27/09/2021 09h31

Trânsito I
No pequeno expediente, o líder da maioria, Pedro Paulo (PT), destacou a abertura da Semana Nacional do Trânsito, realizada na última quinta-feira (18). Em Curitiba, a programação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e se estende até o dia 25 de setembro. O tema deste ano é “Cidade para Pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”.

Trânsito II
“Infelizmente são poucas as pessoas que se interessam por um debate como este. São poucas as cidades que têm mais de 50 mil pessoas no Brasil. Esse é o número de pessoas que morrem, todos os anos, vítimas de acidentes de trânsito. O número de vítimas nas rodovias estaduais e federais é muito alto”, frisou o parlamentar. (Foto 1)

Drogas
Foi registrado, em plenário, que no último sábado (20) a cidade de Pinhais foi sede do evento “Manobra contra as Drogas”, organizado pelos grupos voluntários “Curitiba Te Quero Sem Drogas” e “Força Jovem Universal”. “Cerca de três mil jovens participaram da segunda edição”, disse Valdemir Soares (PRB), que representou a Câmara de Curitiba na ocasião.

Servidor Padrão I
O plenário aprovou, com 26 votos favoráveis, o projeto de decreto legislativo que concede o título de “Servidor Público Padrão” a 14 funcionários públicos (096.00001.2014). A proposta é de iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Turismo. A honraria foi instituída pela lei municipal 10.680/2003.  (Foto 2)

Servidor Padrão II
Os homenageados deste ano são: Florência da Rocha dos Santos; Carlos Sérgio Serena; Marcia Ribeiro Garrido; Adolfo Dec Junior; Jussara Policeno de Oliveira; Mauro Antonio Suyhama Sozonofy; Lise Mara Villani Souza; Celso Antunes; Nilton Junior Coelho; Fabio Cezar Dal Lin; Dione Conceição Garcia; Adriana Kampa; Elson Mauro Lopes e Nicodemos da Silva Filho.

Adiamento I
Foi adiada por seis sessões a votação do projeto de lei (005.00092.2014) que autoriza a Prefeitura de Curitiba a vender terrreno público de 240 m² no bairro Alto Boqueirão. Segundo Pedro Paulo (PT), alguns documentos, como o registro do imóvel atualizado, não foram anexados à proposta, o que retardará a votação da matéria.

Adiamento II
O líder justificou o pedido de adiamento para evitar “desgastes” e afirmou que, assim que a documentação for enviada à Câmara, o projeto de lei retornará à pauta de votações. “Tudo está disponível pela internet, para consulta de qualquer cidadão, mas queremos garantir toda a transparência necessária ao procedimento”, afirmou.

Lançamento de livro I
Os vereadores foram convidados para o lançamento do livro “Contando os dias – relato de mulheres que vivem atrás das grades distantes de seus filhos”, que ocorre na próxima terça-feira (23), às 19h, no Palacete dos Leões. A obra narra os desafios vividos pelas presidiárias que possuem filhos e foi apresentada como trabalho de conclusão no curso de Jornalismo da PUC. (Foto 3)

Lançamento de livro II
O convite foi feito por uma das autoras do livro, a jornalista Gleize Perez de Oliveira, que comentou sobre a escolha do tema e a experiência obtida com a pesquisa acadêmica. “Entrevistamos 10 mulheres e percebemos que ainda existe preconceito na sociedade. Creio que quebramos paradigmas e demos nossa contribuição à sociedade”, disse. Também assinam a obra as jornalistas Ana Luísa Marques, Fernanda de Oliveira, Náthalie Sikorski e Rhaíssa da Silva. (Foto 4)

Novo parque
Vereadores registraram a inauguração do Parque Mané Garrincha, no domingo (21), na Cidade Industrial de Curitiba. Toninho da Farmácia (PP) aproveitou a oportunidade para solicitar, em plenário, que a secretaria municipal de Obras realize o desassoreamento do leito do Rio Barigui, para evitar a incidência de enchentes.

“Araucarilândia”
Bruno Pessuti (PSC) informou ter participado do lançamento do livro “Araucarilândia”, realizado ontem (21) no Museu Paranaense. Segundo o vereador, a obra foi publicada originalmente em 1930 e traduz o pensamento de Frederico Carlos Hoehne sobre a proteção da natureza e o uso racional dos recursos naturais. O autor usou como base para a publicação os relatos de viagem realizada por ele em 1928 pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Asfaltamento
Foi lida na 2º parte da ordem do dia indicação ao Executivo solicitando a pavimentação asfáltica da rua Assis de Brito, no bairro Cajuru (201.00202.2014). Segundo o autor da sugestão, a via encontra-se em estado precário, o que prejudica moradores e condutores de veículos que por ali transitam.

Tribuna Livre
Foi excepcionalmente cancelada a Tribuna Livre desta quarta-feira (24). A data chegou a ser destinada ao debate do tropeirismo em Curitiba, mas será remarcada a pedido da entidade convidada (076.00036.2014).