Notas de Plenário - Sessão Ordinária de 17 de Dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 17/12/2013 14h00, última modificação 21/09/2021 10h31
Torcidas I
No pequeno expediente, Tico Kuzma (PROS) comentou nota publicada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta segunda-feira (16) que cobra do Ministério do Esporte o cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com as três principais torcidas organizadas de Curitiba: Os Fanáticos, Império Alviverde e Fúria Independente. (Foto 1)

Torcidas II
Para Kuzma, a cobrança do MP foi impulsionada por requerimento de sua autoria (043.00426.2013) que solicita informações ao Ministério do Esporte sobre o cadastramento das torcidas organizadas, previsto no projeto “Torcida Legal”. “O programa teve início em junho de 2011, por Curitiba. Mas não deu prosseguimento”, frisou o parlamentar.

Conselho de Segurança
Ainda no pequeno expediente, Tico Kuzma informou aos pares que a Comissão de Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa da Cidadania apresentou um substitutivo geral ao projeto de lei de sua autoria que cria o Conselho Municipal de Segurança Pública (leia mais). O vereador disse, ainda, que a iniciativa está pronta para votação em plenário e sugeriu a realização de sessão extraordinária na quinta-feira (19) para que seja votada este ano.


Viagem à Itália
O líder do PTB, Pier Petruzziello, usou o horário do pequeno expediente para prestar contas aos colegas sobre sua viagem à Itália, na semana passada. O parlamentar representou a Câmara de Curitiba e o Executivo no lançamento de uma plataforma internacional de pesquisa, desenvolvida em parceria acadêmica entre a Università degli Studi di Roma e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Legislativo e da Celepar. (Foto 2)


Direitos Humanos I
Carla Pimentel (PSC) registrou em plenário sua participação na cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos, da secretaria nacional da pasta, entregue pela presidente Dilma Rousseff. Em sua 19ª edição, o evento ocorreu na última quinta-feira (12), em Brasília, e homenageou 25 personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos. (Foto 3)

Direitos Humanos II
A parlamentar, que representou a Câmara Municipal no evento, destacou sua luta pela garantia dos direitos humanos, em especial para as “minorias”. “Esta Casa tem tido um avanço na defesa das minorias, que muitas vezes não tem voz no poder público”, disse. Carla reforçou a necessidade de garantir os diretos das mulheres, crianças, da população afrodescendente, bem como garantir o direito à liberdade de expressão religiosa.

Posse no TRF 4
Felipe Braga Côrtes (PSDB) informou ter participado, ontem (16), da posse do juiz federal João Pedro Gebran Neto no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Gebran Neto é paranaense e foi empossado junto a outros dois juízes, um do Rio Grande do Sul e outro de Santa Catarina.

Moção de apoio
O parlamentar acrescentou que estava colhendo assinaturas para uma moção de apoio à candidatura do também desembargador federal Néfi Cordeiro, que integra lista tríplice destinada à escolha do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Braga Côrtes ressaltou que a indicação do paranaense, a ser definida pela presidente Dilma Rousseff, é uma “luta de todos os paranaenses”.