Notas de Plenário III - Sessão Ordinária de 3 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2013 13h55, última modificação 21/09/2021 10h13
Acessibilidade I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) requereu à Mesa a composição de uma nova Comissão de Acessibilidade. Segundo o vereador, o partido ao qual pertence “não foi informado sobre a comissão, mas queríamos fazer parte dela”.

Acessibilidade II
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni disse que é preciso respeitar a proporcionalidade partidária para a composição das comissões. Por sua vez, o presidente eleito da comissão, vereador Zé Maria (SDD), rebateu que houve requerimento para que “todos os líderes indicassem nomes para a comissão” e que ficaria muito satisfeito em ter Braga Côrtes como integrante.

Rodovia do Xisto
As obras realizadas no rio Barigui foram elogiadas pelo vereador Toninho da Farmácia (PP). O parlamentar agradeceu a atuação da Secretaria de Meio Ambiente e pediu atenção para o problema das enchentes na vila Vitória Régia, no CIC. Segundo Toninho da Farmácia, também existe a necessidade de obras para que o curso do rio possa seguir normalmente, sem atingir a Rodovia do Xisto e deixar de provocar alagamentos nas casas próximas.

Jaime Lerner
Chico do Uberaba (PMN) ressaltou sua presença, junto aos vereadores Chicarelli (PSDC), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB) e Julieta Reis (DEM), no Clube Curitibano, por conta da entrega da comenda Barão do Cerro Azul, entregue ao ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner pela contribuição dada ao desenvolvimento de Curitiba. A homenagem foi concedida pela Associação Comercial do Paraná – ACP.

Parque infantil
O vereador Rogerio Campos (PSC) protocolou sugestão ao Executivo para implantação de um parquinho infantil na rua Lourenço Imoski, na Vila Xapinhal, no bairro Sítio Cercado. Segundo o vereador, é necessário proporcionar às crianças uma área de lazer.

Roy Caetano
Paulo Salamuni e Tito Zeglin destacaram a presença na Câmara Municipal do cantor e compositor Roy Caetano. O músico, que acaba de retornar de uma turnê pela Espanha, compareceu ao Legislativo para agradecer aprovação de denominação de logradouro que homenageia seu pai, Aparecido Caetano. (com foto)

Utilidade Pública I
Valdemir Soares justificou pedido de mudança do Serviço de Assistência Social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil, Lar Bom Samaritano, que passa agora a se chamar Graceworks – Os Frutos da Graça (015.00005.2013). Segundo Soares, após 30 anos de atuação, a diretoria da instituição pediu a mudança do nome para se adequar aos novos projetos que a entidade tem desenvolvido. “A instituição atende milhares de pessoas através de seu serviço social”, declarou.

Utilidade Pública II
A Associação de Proteção e Orientação Infanto Juvenil muda a denominação e passa a se chamar Associação Apoio (015.00006.2013), por proposição de Sabino Picolo (DEM). Também foram aprovados em primeiro turno dois projetos para declaração de utilidade pública. Um deles, proposto por  Picolo, beneficia a Federação Paranaense de Bolão (014.00029.2013). Outro, de Julieta Reis (DEM), declara de Utilidade Pública o Centro Popular de Cultura Gralha Azul (014.00031.2013).