Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 26 de março

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2014 14h35, última modificação 22/09/2021 10h54
Licitação dos Táxis I
O quarto-secretário, Jairo Marcelino (PSD), manifestou posicionamento contrário à liminar que suspendeu, na segunda-feira, a licitação das novas placas de táxi. Ele defendeu que o maior tempo de prestação do serviço em Curitiba seja levado em consideração para a outorga, conforme critério da lei municipal nº 13.957/2012, conhecida como a Lei dos Táxis. (Foto 1)

Licitação dos Táxis II
Marcelino também justificou o cancelamento da Tribuna Livre de hoje – que receberia, por sua proposição, a Associação das Centrais de Rádio Táxi (Acert), representada por Dilson João Alves. O convidado, segundo ele, está hospitalizado.

CPI da Petrobras
Pier Petruzziello (PTB) parabenizou a atuação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na defesa de CPI mista para investigar denúncias referentes à Petrobras. O vereador elogiou a “postura e independência” do parlamentar”. “O país precisa de oposicionistas sérios”, declarou. Já Helio Wirbiski (PPS) registrou que, na Câmara Federal, quem começou a coleta de assinaturas para a constituição da comissão foi o líder de seu partido na Casa, deputado Rubens Bueno (PR). (Foto 2)

Pedidos de Informações I
O primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), apresentou respostas do Executivo a pedidos de informações de sua autoria, ambas disponíveis do site da Câmara (aqui). Em retorno ao primeiro requerimento (062.00062.2014), a Prefeitura de Curitiba disse que a conclusão do novo Laboratório Municipal, no Novo Mundo, aguarda a aprovação de aditivo. A expectativa é inaugurar o equipamento público até o final do semestre. (Foto 3)
 
Pedidos de Informações II
A outra proposição (062.00073.2014) diz respeito às condições de bicicletários do parque São Lourenço, Centro Cívico, Santa Quitéria, Carmo, Pinheirinho e Jardim Botânico. A resposta foi apresentada pela Urbs, que informou a realização de licitação, em 2011, para a ocupação e exploração dos mobiliários urbanos. Ainda de acordo com o documento, três contratos de permissão de uso estão sob análise, enquanto o Ippuc desenvolve projetos arquitetônicos para novos espaços.

Greves I
A atuação da prefeitura na resolução das greves realizadas neste mês, como a dos garis e dos educadores, foi parabenizada por Jorge Bernardi (PDT). “A prefeitura teve uma semana difícil, contendo ameaças de greves e solucionando paralisações já em andamento. E passou bem neste que foi um teste para a administração”, afirmou.

Greves II
Na opinião de Jorge Bernardi, o direito de reivindicar precisa ser protegido, mas a prefeitura precisa se antecipar aos movimentos sindicais e, assim, evitar as greves. “Na situação dos garis, a prefeitura estava preparada e se antecipou, minimizando os impactos à população”, finalizou

Acidente
Cristiano Santos (PV) desejou “melhoras e rápida recuperação” para o humorista Fagner Zadra, do grupo curitibano Tesão Piá. Segundo o vereador, Zadra foi ferido em um acidente na noite dessa terça-feira (25), durante a abertura do Festival de Teatro de Curitiba, quando um objeto de decoração caiu em sua cabeça.

Terra de Guairacá I
Tico Kuzma (PROS) repercutiu o convite do prefeito Gustavo Fruet para a inauguração do Parque Guairacá, que ocorre no próximo dia 29, aniversário de Curitiba. De acordo com o vereador, o nome do equipamento instalado no bairro Fazendinha foi proposto por ele por meio da lei 13.124/2009.

Terra de Guairacá II
“É uma homenagem ao chefe indígena Guairacá, que habitou a nossa região e também ao hino da capital, que menciona a terra de Guairacá”, explicou Tico Kuzma. O vereador espera que o nome do parque possa servir como um incentivo para que os estudantes pesquisem sobre a história de Curitiba e cantem seu hino.

Facebook da Câmara Municipal
Em comemoração aos 321 anos da cidade, o Legislativo lançou nesta semana mais duas ferramentas de comunicação da Câmara de Curitiba. Visite a nossa nova página oficial no Facebook (www.facebook.com/CamaraCuritiba) e confira também fotos novas e antigas do Palácio Rio Branco no Flickr (www.flickr.com/photos/camaracuritiba). Lembrando que todo o conteúdo está na internet, em www.cmc.pr.gov.br, e no Twitter, www.twitter.com/camaracuritiba.