Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 18 de março

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2013 16h45, última modificação 13/09/2021 11h20

Liderança I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) explicou, na sessão desta segunda-feira (18), a troca de liderança de sua bancada. Segundo o novo líder tucano, o requerimento que tirou Professor Galdino da função teve “caráter partidário”, por meio de consenso entre ele e os colegas de legenda, Beto Moraes e Serginho do Posto. (Foto 1)

Liderança II
O líder do PSDB afirmou que Galdino apresentou documentos em nome da bancada sem consultá-los. Protocolada no último dia 12, a proposição foi deferida pelo presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). O requerimento indica Beto Moraes e Serginho do Posto a, respectivamente, primeiro e segundo-vice-líderes tucanos. Braga Côrtes manifestou-se no horário reservado às lideranças partidárias.

Caminhada I
O vereador Valdemir Soares (PRB) usou a tribuna para reforçar a realização, no último sábado (16), da caminhada “Curitiba Te Quero Sem Drogas”. Ele enalteceu a presença dos jovens, do prefeito Gustavo Fruet, secretários municipais, representantes da Política Municipal sobre Drogas, do deputado estadual Pastor Edson Praczyk (PRB), da Polícia Militar do Paraná, da Guarda Municipal e da imprensa. (Foto 2)

Caminhada II
O parlamentar definiu a iniciativa como um momento de “conscientização” e destacou depoimentos de famílias que enfrentaram casos de dependência química e a realização de um minuto de silêncio em memória das vítimas do crack e outras drogas, “ceifadas da sociedade”. O evento reuniu cerca de mil pessoas, que se concentraram na praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e seguiram até a praça Osório.

Caminhada III
Cristiano Santos (PV), que participou da caminhada, afirmou que 80% dos crimes no estado estão relacionamentos, direta ou indiretamente, às drogas. Ele também falou sobre a importância do engajamento na causa dos 27 vereadores que integram a Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas. (Foto 3)

Mulheres I
A vereadora Professora Josete (PT) comentou o lançamento do programa federal “Mulher, Viver sem Violência”, na semana passada, pela presidente Dilma Rousseff. Ela apoiou a criação, nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, de locais que vão reunir diferentes serviços voltados às mulheres em situação de violência. (Foto 4)

Mulheres II
A parlamentar denunciou o alto número de assassinatos de mulheres no país e no estado e também destacou a criação, pelo prefeito Gustavo Fruet, da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher. A titular da pasta, Roseli Isidoro, foi convidada para participar da Tribuna Livre, na próxima quarta-feira (20).

Mulheres III
A líder da oposição, Noemia Rocha (PMDB), registrou a participação de 700 mulheres em jantar beneficente alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na semana passada. Realizado no restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade, o evento arrecadou alimentos para o Instituto Betânia de Assistência Social (Ibas).

Segurança
Felipe Braga Côrtes (PSDB) lamentou o sequestro e assassinato de uma amiga, proprietária de uma panificadora do bairro Mercês, no último domingo (17), em roubo ao estabelecimento. Ele pediu que seja levado apelo ao prefeito, para que câmeras de segurança voltem a ser ligadas. O líder do governo na Casa, Pedro Paulo (PT), declarou que as estratégias de segurança serão debatidas periodicamente, com participação da sociedade na discussão de medidas preventivas.

Pichação
Mutirão da Associação Comercial do Paraná (ACP) para limpar pichações em bairros da capital, no último domingo, motivou comentários na sessão desta manhã. Felipe Braga Côrtes (PSDB) sugeriu que o combate ao problema seja debatido das comissões do Legislativo municipal e Cristiano Santos classificou a pichação como um “ato de vandalismo”.

Secretariado
Chico do Uberaba queixou-se, na sessão desta segunda-feira (18), da dificuldade para entrar em contato com determinados secretários municipais. Em esclarecimento, o líder do prefeito, Pedro Paulo, disse que os desencontros são uma questão de “ajuste” nas agendas e reafirmou o compromisso do Executivo no atendimento aos vereadores.

Vaticano
Tico Kuzma (PSB) registrou em plenário a escolha do novo pontífice da Igreja Católica, o papa Francisco, e sugeriu o envio de votos de congratulações ao Vaticano. O argentino virá ao Brasil em julho, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Mauro Ignacio (PSB) também comentou a sucessão de Bento XVI.

Medalha
Valdemir Soares e Cristiano Santos ainda registraram o recebimento, na última sexta-feira (15), em Florianópolis (SC), da “Medalha Ulysses Guimarães – Colar de Ouro: Mérito Eleitoral”. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Tiradentes, de Viçosa (MG). Professor Galdino também foi homenageado, mas não participou da solenidade. Os vereadores viajaram com recursos próprios.