Notas de Plenário II - Sessão ordinária de 10 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2014 12h15, última modificação 28/09/2021 07h47

Utilidade pública
Os vereadores de Curitiba aprovaram, em primeiro turno, a concessão de título de utilidade pública à Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec). De autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni (PV), a proposição 014.00015.2013, estará na pauta de terça para apreciação final. A Assintec dá suporte técnico aos professores de Ensino Religioso na rede estadual de educação.

Cidadão honorário
Passou em primeiro turno o projeto de lei que concede a Antônio Carlos Santoro Martins o título de cidadão honorário de Curitiba. A proposição 006.00018.2014 é de autoria do vereador Mauro Ignacio (PSB). Nascido em 1957, na cidade de São Paulo, Antônio Martins é o fundador da empresa DLL Informática, perto de completar vinte anos no mercado.

Técnico de enfermagem
O plenário aprovou, nesta segunda, uma correção na lei municipal 14.507/2014. “Na hora de publicar a sanção, houve um erro e o nome do cargo saiu errado. O certo é "técnico de enfermagem em saúde pública", e não "assistente"”, explicou o líder do prefeito na Câmara Municipal, Pedro Paulo (PT). O projeto 005.00223.2014 volta ao plenário amanhã, para votação em segundo turno.

Aumento da tarifa
“Achei que o plenário ia estar lotado de manifestantes, mas não está”, disse o vereador Chicarelli (PSDC), na abertura da sessão. O parlamentar cobrou ações da comissão que acompanharia os resultados da CPI do Transporte e disse que é dever do Legislativo reacender o assunto, depois de a Prefeitura de Curitiba elevar de R$ 2,70 para R$ 2,85 o valor da passagem. “Parece que o Executivo não acatou nenhuma das sugestões dadas pela CPI, que poderiam baixar a tarifa”, disse.

Eleição da Mesa
O vereador Chicarelli (PSDC) negou ter participado de jantar com o ex-vereador Derosso, segundo noticiado pelo colunista político Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, na edição do dia 9 de novembro. “É um absurdo, gente. Parem com essas fofocas”, disse o parlamentar. Na nota, ele e outros cinco parlamentares foram citados. “Não tenho nada contra ele (Derosso). Foi uma felicidade minha não ter vivido aqui na época, pois talvez eu me opusesse à administração dele”, comentou Chicarelli. (Foto 1)

Força-tarefa
O vereador Pedro Paulo (PT) fez um pedido à Comissão de Segurança Pública, durante a sessão, para que o colegiado monte uma “força-tarefa” para tratar da Vila das Torres. “Mais uma vez, neste final de semana, ocorreu uma tragédia na região: uma criança foi morta e outra foi baleada no rosto. Toda vez que acontece uma tragédia, a polícia faz uma ação e isola a área. Será que a PM não tem setor de inteligência para identificar os problemas e resolvê-los?”, reclamou o parlamentar. (Foto 2)

Feira da Ordem
“Está faltando entrosamento entre as secretarias da Prefeitura de Curitiba”, reclamou, nesta segunda-feira, a vereadora Julieta Reis (DEM). Ela comunicou ao plenário que, em decorrência da realização da Corrente Cultural, no sábado, parte da Feira da Ordem não funcionará no próximo domingo. “Isto não pode ocorrer, pois têm famílias ali que dependem da venda do artesanato para viver. Não temos nada contra a Corrente Cultural, mas isso é falta de respeito”, disse. Julieta antecipou que hoje ela discutirá a situação com o Executivo.

Desentrosamento
Julieta Reis deu outro exemplo que ela definiu como sintoma da falta de entrosamento no Executivo. “A Comunidade Escola fez um grande evento, neste final de semana, na praça Rui Barbosa, para mais de mil pessoas”, relatou a parlamentar. “Daí me perguntaram o motivo da ausência dos vereadores e a verdade é que os parlamentares não foram comunicados da atividade, muito menos convidados”, disse. (Foto 3)

Rio Belém I
O vereador Chico do Uberaba (PMN) utilizou a tribuna para reforçar o pedido por uma intervenção da Prefeitura de Curitiba no leito do Rio Belém, que segundo o parlamentar está assoreado e oferece riscos à população local. “Percorri de ponta a ponta o rio neste final de semana e até fui xingado pela população, pela demora das obras para evitar novas enchentes”, disse o parlamentar. (Foto 4)

Rio Belém II
“A revolta dos moradores é grande, pois a última limpeza é da época do prefeito Cassio Taniguchi”, afirmou Chico do Uberaba. O vereador disse que “nada está sendo feito para impedir essa tragédia anunciada”. “Estão esperando que familiares e empresas percam tudo?! O dinheiro da obra existe. Até começaram uma limpezinha, mas deixaram a areia na encosta. Se chover, volta tudo para o leito do rio. Nem limparam”, reclamou.

Entretenimento I
“Empresários entraram com um mandado de segurança contra a lei que prevê mais segurança nos estabelecimentos de entretenimento. Estou abismado”, informou Helio Wirbiski (PPS), autor da norma municipal 14.401/2014. O segmento tem 180 dias a partir da publicação da lei no Diário Oficial do Município (DOM), em 12 de março, para a adaptação às regras.

Entretenimento II
A lei 14.401/2014 determina a instalação de display multimídia em casas noturnas e de shows, bares e centros de eventos, para a exibição de vídeos educativos. A comunicação visual deverá orientar o público sobre os procedimentos em casos de incêndio, explosões e alagamentos, dentre outras situações de emergência. Para Tico Kuzma (PROS), a Câmara Municipal de Curitiba deve defender a lei aprovada pelos vereadores.