Notas de Plenário II - Sessão Ordinária de 09 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2013 13h05, última modificação 20/09/2021 11h56

Acessibilidade
Zé Maria (SDD) cobrou as indicações partidárias para a “instalação imediata” da Comissão de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Plano Diretor. O colegiado permanente foi criado a partir de projeto de resolução de sua proposição, aprovado em agosto. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), reiterou o pedido às lideranças das siglas. (Foto 1)

Tatuquara
Beto Moraes (PSDB) encaminhou sugestão ao Executivo municipal para a implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil no final da rua Alberto Cominese, Moradias Terra Santa, no Tatuquara. Segundo ele, não há nenhum CMEI nas proximidades do logradouro.

Posse
O Professor Galdino (PSDB) registrou a posse, na segunda-feira, da advogada Jozélia Nogueira como nova secretária estadual da Fazenda. Ela, que era procuradora-geral do Estado, assumiu o cargo em substituição ao deputado federal Luiz Carlos Hauly, que retorna à Câmara Federal. “Jozélia é uma pessoa séria e preparada”, completou o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). (Foto 2)

Visita
Cristiano Santos (PV) registrou a visita, ontem, ao Centro de Educação Infantil (CEI) Professor José Wanderley Dias, no conjunto Paineiras, bairro Barreirinha. Ele alertou para graves problemas estruturais e a falta de segurança da escola, que também recebe alunos do município vizinho de Almirante Tamandaré.

Banheiros químicos
O plenário confirmou, em segunda votação, o apoio ao projeto de Mauro Ignacio (PSB) que determina a instalação obrigatória de banheiros químicos em eventos ao ar livre, desde que tenham público superior a 250 pessoas. A punição ao promotor do evento que não cumprir a norma vai da aplicação de multa à proibição da concessão de alvará ao infrator. O texto segue para sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.

Logradouro
Os parlamentares também aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei de Dirceu Moreira (PSL) que denomina uma praça localizada na Rua Dante Honorário, Xaxim, de Davino Rodrigues Moreira (009.00031.2013). O homenageado nasceu no interior de São Paulo em 1930 e se mudou para o Paraná na década de 1960, sendo uns dos primeiros moradores da Planta Nossa Senhora de Lourdes, hoje conhecido como bairro Xaxim.

Consciência negra I
O requerimento que solicita a realização de audiência pública com o tema “Dia da Consciência Negra” no dia 22 de novembro também foi acatado na sessão desta quarta-feira. A iniciativa é de Professora Josete (PT) e visa debater e avaliar políticas públicas voltadas à população negra. O horário e local do evento ainda serão definidos posteriormente.

Consciência negra II
O Dia da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro – foi instituído feriado municipal e incluído no calendário oficial de eventos de Curitiba após a sanção da Lei Municipal 14.224/2013. O projeto que deu origem à data comemorativa, de iniciativa do ex-vereador Clementino Vieira (PMDB), foi aprovado pelo Legislativo em 27 de novembro de 2012.