Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 09 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2013 13h00, última modificação 20/09/2021 11h56

Emendas I
A sessão plenária desta quarta-feira (9) foi a última consecutiva para que os vereadores apresentassem emendas à mensagem do Executivo que solicita a abertura de crédito adicional especial de R$ 7,7 milhões (013.00009.2013). O projeto de lei prevê que o recurso será usado em obras de infraestrutura turística para a Copa do Mundo de 2014, como a construção de uma central de informações no Jardim Botânico e a reforma de banheiros públicos.

Emendas II
Ainda segundo a mensagem, os recursos são provenientes de convênio firmado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Curitiba. Também é prevista a anulação de R$ 618 mil do orçamento da Secretaria Municipal de Finanças (SMF). As emendas serão analisadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que poderá admiti-las, ou não. Na sequência, elas voltam a plenário para a votação junto à matéria.

Convocação I
Em registro à Casa, Chicarelli (PSDC) agradeceu os colegas vereadores pela aprovação da convocação do diretor de Transporte da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rodrigo Binotto Grevetti, para prestar esclarecimentos sobre o processo de licitação dos espaços comerciais da rodoferroviária para contratar novos permissionários. O requerimento (063.00002.2013) foi acatado nesta terça-feira (8). (Foto 1)

Convocação II
“É a primeira vez que a Casa aprova um requerimento de pedido de convocação em 10 anos. Todas as outras proposições que consultei foram derrubadas. A atitude mostra que a Câmara Municipal e a Prefeitura de Curitiba estão agindo com transparência”, disse Chicarelli. “Há um intenso debate neste Legislativo. Esperamos que todos os vereadores participem da sessão extraordinária”, completou o presidente Paulo Salamuni (PV).

Linha Verde I
A Câmara de Curitiba terá nova reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), autoridades da prefeitura e representantes da comunidade, sobre os congestionamentos devido às obras na Linha Verde Sul. A trincheira da Avenida Winston Churchill, no bairro Pinheirinho, está bloqueada há quase dois meses, e há desvios no trânsito da região.

Linha Verde II
O registro foi realizado pelo terceiro-secretário da Casa, Zé Maria (SDD, sigla do recém criado Partido Solidariedade). O vereador participou ontem, com Tico Kuzma (PROS) e o segundo-secretário, Serginho do Posto (PSDB), de uma reunião sobre os congestionamentos. O encontro foi realizado na sede da PRF no Paraná.

Pesar
Propositor de votos de pesar pelo falecimento do advogado e jornalista João Féder, ontem, aos 83 anos, Tito Zeglin (PDT) destacou sua trajetória. Fundador da Tribuna do Paraná e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), órgão do qual foi conselheiro por 33 anos, Féder também foi professor universitário e publicou diversas obras. “Curitiba perdeu uma de suas pessoas mais ilustres, que muito ajudou o Paraná e a capital”, disse o vereador.

Intercâmbio
A Casa recebeu o vereador Sandoval (PSDB), do município de Santos (SP). Convidado a compor a mesa, o visitante disse que Curitiba é reconhecida como cidade de alto desenvolvimento e políticas públicas adequadas nas áreas social e de transporte público. (Foto 2)